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Toda Revolução Cognitiva traz para a sociedade o aumento radical da Taxa de Canais Horizontais para a sociedade.

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Saímos de uma Alta Taxa de Controle das Ideias para um ambiente em que essa taxa tende a baixar ao longo do tempo.

E isso implica que haverá espaço para novas ideias circularem na sociedade, principalmente dos divergentes, aqueles que estão fora da curva, sejam artistas, empreendedores, pensadores, líderes políticos.

Se aumenta, assim, a Taxa de Diversidade e um conjunto de ideias hegemônicas passa a ser sistematicamente questionado, um primeiro passo para se procurar um novo modelo para promover uma nova Governança da Espécie.

Podemos identificar nesse movimento, as seguintes etapas:

  • – surgimento de novos Canais Horizontais sem remuneração, que entram como alternativa de difusão de ideias. Os divergentes ficam à margem da remuneração, mas com pouca sustentabilidade;
  • – transformação destes Canais Horizontais para se ter remuneração e mais sustentabilidade.

Isso se dá em todas as áreas chamadas alternativas.

Um exemplo é a venda de produtos orgânicos, por exemplo.

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É algo não incentivado pelo ambiente produtivo atual e precisa criar:

– uma nova cultura de produção;
– e um canal de escoamento.

Para queles que queiram viver de produção orgânica possam passar a viver disso.

Ou seja, é preciso criar a Indústria do Orgânico, com canais de produção e distribuição para que possam se disseminar na sociedade.

O problema é que a lógica de produção, devido a Alta Taxa de Ganância do final de uma Contração Cognitiva empurra e não incentiva esse novo modelo.

O setor incentivador de novos projetos, que investe, está mais voltado para uma outra lógica.

É preciso criar fontes alternativas de investimento, que tenham uma Taxa menor de Ganância, que envolva mais princípios para que esse tipo de projeto possa florescer.

Uma alternativa que aparece é o Crowdfunding, por exemplo, em que projetos que não recebem apoio passam a oferecer.

Vejam um exemplo típico são os milhares de produtos de vídeo no Youtube versus a remuneração que é feita.

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O Youtube – uma rede de produtores de vídeos amadores – tende a incentivar o pagamento de anúncios apenas para os Blockbusters, relegando a segundo plano, apesar de colocar anúncio no vídeo de quem se candidata.

Ou seja,  a lógica é horizontal, mas o compartilhamento do valor é vertical, favorecendo, sem princípio, quem se massifica ou atende a um público maior, repetindo o erro do modelo da televisão de massa.

Ao invés de criar uma indústria nova de produtos de vídeos alternativos, permitindo uma nova e pulverizadas indústria de vídeo, prefere seguir a mesma lógica da televisão.

Assim, mata-se a Indústria Emergente, criando uma latência por algo que consiga promovê-la mais adiante.

O que está por trás disso?

O Youtube trabalha com a nova Governança da Espécie na produção, mas não a adotou na distribuição do valor gerado, o que é cria uma desarmonia, que mais adiante o levará a uma crise.

  • Ou haverá uma revolta dos produtores;
  • Ou, o que é mais provável, um novo modelo alternativo que consiga ser Governança 3.0 mais pura: na produção e na distribuição do valor gerado.

Enquanto não houver essa “cauda longa” de distribuição do lucro, os modelos alternativos ainda ficarão à margem.

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Arrisco dizer que a grande macro-tendência para os próximos anos é o surgimento dessa Governança 3.0 mais pura, em que haverá mais sintonia entre estes dois extremos.

É isso, que dizes?

 

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