Feed on
Posts
Comments

O fim da Idade Média é bastante similar ao movimento que estamos vivendo hoje, nas devidas proporções. Quem quer projetar de forma eficaz o futuro, tem esse caminho histórico maravilhoso, pouco explorado pelos estrategias de plantão.

LITURGIA - OS SANTOS SINAIS

Durante a Idade Média houve a consolidação do Altar como o grande canal de comunicação de  massa (podemos brincar de missa). 🙂

Como isso foi possível?

  • 1- se estabeleceu um livro único, a bíblia que serviu de base para a doutrinação no altar;
  • 2- resolveu-se mantê-la em latim para que a interpretação pudesse ser restrita a poucas pessoas intermediadoras, tal com os padres;
  • 3- as alterações do texto base eram feitas por poucas pessoas que estabeleciam os critérios das mudanças, através de concílios, cada vez mais polêmicos e mais distantes das filosofias originais.

ALTAR COM 7 VELAS PARA MISSA PONTIFICAL

 Todos que questionavam aquela verdade, dogma, estavam sujeitos a serem presos e/ou mortos, pois havia uma heresia em questionar as ideias consolidadas pela Mídia de Missa.

A prensa, em 1450, vem quebrar esse poder.

É por isso que passo o filme Lutero em sala de aula, pois vemos exatamente como se dá a luta de uma mídia descentralizada, que quer ter o direito de:

  • – Circular ideias;
  • – Interpretar a realidade de forma distinta;
  • – Questionar o poder vigente.

A luta de Lutero é justamente a dos outros Divergentes da Expansão Cognitiva, após um longo período de Ditadura Cognitiva, no qual as organizações estavam com uma alta Taxa de Ganância, vivendo ao extremo o seu Narcisismo Organizacional.

historia_dominio_vitoria_altar

O filme ajuda a entender melhor aquela Ditadura Cognitiva, baseado no Atar, um Meio de Comunicação de Missa para o agora Rádio, Tv e Grandes jornais, os Meios de Comunicação de Massa.

Ali, se vê o que uma Contração Cognitiva é capaz de fazer e o início do movimento de Expansão Cognitiva, que vai detonar as mudanças que se seguiram até a Revolução Francesa, já no final do Século XVIII.

É isso, que dizes?

Sugiro complementar com este áudio, que foi o debate em sala de aula este semestre:

One Response to “O Altar da Igreja como canal de comunicação de massa na Idade Média”

  1. […] média o mesmo peso que a televisão no século passado, que Luli chamou de Idade Mídia – (Ver mais aqui) – […]

Leave a Reply

WhatsApp chat