Feed on
Posts
Comments

A Ciência começou quando um conjunto de pessoas mais experientes precisou se reunir para resolver um problema sofisticado ou mais complexo que a galera não conseguia.

Blind_monks_examining_an_elephant

Assim, a origem da ciência é resolver problema que a maioria das pessoas não tem condições e/ou tempo para resolver.

Como o passar dos séculos, fomos criando a ciência pela ciência, ou a falsa-questão de que a ciência deve procurar a verdade ou o conhecimento.

Falso, pois conhecimento e verdade não são fins, mas meios para se chegar a solução de problemas. Uma Ciência que quer procurar conhecimento ou verdade é uma falsa ciência, pode embrulhar e jogar fora!

A ciência procura resolver problemas de forma cada vez melhor.

ideias-cegos-e-o-elefante

E eu diria, eticamente, de tal forma a minimizar os sofrimentos humanos.

Dito isso, podemos dizer que pegamos uma estrada lá atrás equivocada quando imaginamos que a ciência ia estudar os assuntos para ter conhecimento. Isso nos levou a necessidade de dividi-la por áreas para que pudéssemos aprofundar mais e mais o tal “conhecimento” ou a “verdade”.

Assim, se vamos entrar no século XXI e queremos algo novo e acreditamos no que estamos chamando de procura de um pensamento mais complexo, temos que sepultar as ciências separadas por áreas ou assuntos.

img_20100928_174956

Vamos ter que reorganizar tudo por problemas.

Os problemas dos seres vivos.

  • Os racionais, nós;
  • Os outros animais;
  • Os vegetais;
  • Os minerais.

Como reduzir o sofrimento destes ou incentivá-los para se auto-apoiarem?

Temos que quebrar o muro das atuais ciências e as escolas agregadas para recomeçar o estudo dos problemas baseado em redução de sofrimentos. O estudo por áreas engaiola o pensamento e não permite, de forma mais eficaz, que os problemas/sofrimentos sejam minimizados.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat