Feed on
Posts
Comments

Não existe nada mais natural no ser humano do que procurar reconhecimento.

Quem diz que não procura nenhum reconhecimento, deve ser de outro planeta.

sonhar-com-missa

Diria, entretanto, que existe uma taxa de reconhecimento possível.

  • Quando temos uma alta taxa de expectativa, fazemos algo pelo outro, ou querendo muito reconhecimento, começamos a sofrer e isso nos leva a transtornos de todos os tipos. Diria que este tipo é de um reconhecimento moral. Você faz algo esperando que a sociedade te dê algo de volta. É um ato que você não faz por que quer, mas por que acha que tem que fazer;
  • Quando temos uma baixa taxa de expectativa, fazemos algo por nós mesmos, querendo algum reconhecimento, mas não fundamental, evitamos sofrer e isso nos leva a uma serenidade. Diria que este tipo é de um reconhecimento ético, você com você mesmo. Você faz algo não esperando que a sociedade te dê algo de volta. É um ato que você faz por que quer, mas por que acha que tem que fazer.

Há uma relação, entretanto,  ainda não muito diagnosticada, entretanto, entre o Ambiente Cognitivo e a taxa de reconhecimento. Quanto mais houver centralização de canais de circulação de ideias, mais as pessoas vão ter problemas de reconhecimento social e vice-versa.

A lógica é simples.

responsabilidade

Se o reconhecimento faz parte da saúde de cada um e temos poucos canais, o reconhecimento passa a ser um produto escasso e para poucos, que precisam se submeter aos preceitos dos canais centralizadores, sejam eles de circulação de ideias, ou indiretamente, das organizações, que acabam se modelando a eles.

reconhecimento-640x480

Para ser reconhecimento, então, em uma ambiente de baixa circulação de ideias, há a necessidade de se render ao status quo, criando um tipo de violência, pois não se vai ser coerente consigo, mas coerente com o que se quer de cada um.

Se temos uma baixa taxa de circulação de ideias e, por sua vez, poucos canais horizontais de troca, o que acaba acontecendo na sociedade é que ou se tem reconhecimento de massa, ou se tem pouco reconhecimento, criando uma certa invisibilidade.

A atual Revolução Cognitiva cria um fenômeno interessante que é o Reconhecimento de Missa, de pouca gente, de nicho, ao invés do Reconhecimento de Massa, de muitos, nacional.

Topic1NotesImage1

Tal possibilidade vem reequilibrar o jogo desequilibrado do reconhecimento individual. As pessoas podem quebrar o elo da corrente e passar a ser reconhecido por mais gente, sem que tenha que se submeter as organizações reguladoras de um determinado segmento.

É o que caracteriza a inovação, pois abre espaço para que novas vozes possam atuar na sociedade, fortalecendo o que tenho chamado de aumento da taxa da comunicação sociedade -> organização, reduzindo a da organização -> sociedade.

É preciso, entretanto, que o reconhecimento horizontal seja seguido de uma remuneração horizontal para que este reconhecimento seja sustentável.

(Não é o que acontece hoje, mesmo em canais ditos digitais e modernos, como é o caso do Youtube, que prioriza a monetização dos mais vistos e não da rede como um todo.)

O Reconhecimento de Missa, assim, permite que mais gente possa sair do anonimato, sem que tenha que “rezar na cartilha” seja dos meios de comunicação de massa ou das organizações reguladoras de um dado segmento.

O problema é que estamos intoxicados hoje pelo Reconhecimento de Massa e precisamos começar a aplicar a vacina do Reconhecimento de Missa para reequilibrar o jogo.

E isso envolve não só ser reconhecido, o tapinha nas costas, que é o curtir atualmente, mas também a remuneração, geração de valor, a partir desse reconhecimento.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat