Feed on
Posts
Comments

Como vivemos um cenário disruptivo, iniciando uma Expansão Cognitiva precisamos de uma nova abordagem, que é a dedutiva, que vem de cima para baixo, através da filosofia, teoria e depois a revisão da metodologia.

TRIANGULO CASTANHA 2

A ideia do Triângulo do Conhecimento é estabelecer uma relação entre:

  • Filosofia – as potências, onipotências e potências humanas;
  • Teoria – o estudo das forças e seus contextos;
  • Metodologias – métodos, tecnologias e pessoas para atuar nas forças.

O problema é que a maior parte das metodologias atuais vem de baixo para cima, através do método indutivo de análise do cenário, que é a tradição oriunda de uma Contração Cognitiva.

Como vivemos um cenário disruptivo, iniciando uma Expansão Cognitiva precisamos de uma nova abordagem, que é a dedutiva, que vem de cima para baixo, através da filosofia, teoria e depois a revisão da metodologia.

No atual momento, esse método é o mais eficaz e de melhor custo/benefício para as organizações que querem desenvolver projetos para ser inserir na nova Governança Digital.

É isso, que dizes?

 

3 Responses to “Triângulo do Conhecimento”

  1. […] Triângulo do conhecimento – base para análise dos fenômenos sociais, baseado em três espaços distintos de análise: filosofia no topo (limites e potenciais humanos), teorias no meio (como as forças atuam na sociedade) e metodologias na base (como podemos criar métodos para agir diante das forças) (Ver mais aqui); […]

  2. […] Triângulo do Conhecimento tentei demonstrar que é preciso criar uma lógica entre Filosofia, Teoria e […]

  3. […] conceitos são as cartas dos castelos de cartas, no qual estamos construindo nosso Triângulo do Conhecimento sobre um determinado […]

Leave a Reply

WhatsApp chat