Feed on
Posts
Comments

Bom, quem lê o blog sabe que o trilho principal é a filosofia tecno-cognitiva, que parte da hipótese que o ser humano é uma tecno-espécie.

vx477nkd-1350018704

Muitos que se aventuram no âmbito da relação das tecnologias e da sociedade cometem o equívoco de não levar em conta a Escola de Toronto, que deixa claro o quanto somos dependentes e influenciados pelas tecnologias cognitivas, principalmente as reintermediadoras, que quando se massificam causam Revoluções Cognitivas.

Assim, precisamos graduar as tecnologias e isso é uma tarefa difícil, mas vou tentar uma primeira hipótese, dividindo-as em três. O critério é o efeito que causam na espécie no futuro. Quanto mais efeito causar, mais alto é a sua quantificação. Assim, teríamos:

  • – Nível 1 – as tecnologias genéticas –  que podemo mudar a espécie diretamente, criando premeditadamente mutações;
  • – Nível 2- as tecnologias cognitivas – que alteram a forma das trocas sociais, a partir da potencialização do cérebro, gerando mudanças profundas na governança da espécie e em todo o modelo de organização da sociedade;
  • Nível 3- as outras tecnologias – que alteram nosso potencial físico, criando um aparato de aparelhos que reduzem o nosso esforço, com menos desgaste de energia.

Todas são relevantes, mas cada uma, ao ser utilizada e ao se massificar, nos leva e levará a mutações gradativas mais ou menos rápidas da espécie.

É isso, que dizes?

 

2 Responses to “Os três tipos de tecnologias e seus efeitos na sociedade”

  1. Adrieli disse:

    o que seria a “especie” ???????

  2. Adrieli disse:

    E o que se refere a “governança” o que quer dizer ?

Leave a Reply

WhatsApp chat