Feed on
Posts
Comments

 Na contração cognitiva, temos um longo período de centralização das ideias, o que vai provocando macros-distúrbios em toda a espécie, em um fenômeno de massa e não individual. Posso relatar isso com minha pesquisa ao longo dos últimos sete anos, com mais de mil alunos, em aulas participativas.

528f6acac86fc

Comi disse aqui, temos dificuldade de estudar a nossa tecno-espécie.

A antropologia nos ajuda nisso, mas quando falamos em antropologia, pensamos no passado distante e não como um campo para nos ajudar a entender o presente.

Tenho defendido o campo de estudo da Antropologia Cognitiva, que visa estudar as rupturas nas tecnologias cognitivas ao longo da história e, em particular, a da Internet para entender o que nos reserva o próximo século.

Desse ponto de vista, temos que perceber que forças alteram de forma mais ou menos consistentes a nossa tecno-espécie.

Podemos dizer que:

  • Ecologia – Era do gelo, meteoro, escassez de água, comida fizeram com que tivéssemos que tomar atitudes;
  • Sociais – mudanças nas formas de nos organizar e sobreviver;
  • Tecnológicas – ferramentas que nos permitiram ampliar nossos limites.

Qualquer alteração nestes campos, faz com que a espécie mudasse mais ou menos.

Como viemos uma mudança estruturante, novas tecnologias cognitivas se massificam em todo o planeta, estamos diante de uma mutação da nossa tecno-espécie. E podemos começar a analisar com mais clareza o quanto somos co-dependentes e formatados pelas tecnologias, que nos tornam mais ou menos potentes diante das novas complexidades demográficas.

E o quanto as tecnologias cognitivas exercem um papel fundamental nas mudanças sociais, englobando a política e a economia.

1257981764414_f

O que podemos defender, se formos rever a história da nossa tecno-espécie é que vivemos ciclos que chamei de pêndulo cognitivo.

  • Quando há contração cognitiva – temos concentração e consolidação de um dado modelo de governança da tecno-espécie;
  • E quando há expansão cognitiva – temos a descentralização e crise de um dado modelo de governança da tecno-espécie, que é o que vivemos agora.

Na contração cognitiva temos um longo período de centralização das ideias, o que vai provocando macros-distúrbios em toda a espécie, em um fenômeno de massa e não individual. Posso relatar isso com minha pesquisa ainda experimental ao longo dos últimos sete anos, com mais de mil alunos, em aulas participativas.

Diagnosticaria os seguintes macro-distúrbios cognitivos-afetivos como os principais, todos provocados fortemente pela contração cognitiva (que acredito atingir em níveis diferentes toda a tecno-espécie em níveis distintos):

  • Incapacidade de distinguir entre realidade e percepção – todos se acham dono da verdade, pois acham que conseguem vê-la diretamente, o que nos leva a um segundo distúrbio;
  • Incapacidade de diálogo – já que o outro vem só atrapalhar a nossa visão da realidade, não vem somar, mas criar problema. Quando achamos que vemos a realidade diretamente tudo que o outro vê, nos parece loucura, o que nos leva ao próximo distúrbio;
  • Baixa abstração – dificuldade de pensar e sentir e procurar fazer algo diferente, que fecha o ciclo com mais um;
  • Incapacidade de construir um caminho próprio – a incapacidade de ver e interagir, nos leva a uma forte isolamento e uma submissão das ideias vigentes, nos tornando seres morais (que seguem o certo e o errado sem a procura de uma vida significativa, beira à imortalidade) e não seres éticos, que procuram dar sentido a sus vidas, percebendo a sua finitude;

Estes distúrbios nos levam à uma crise da espécie que se volta cada vez mais para o presente e a individualização (e todos os prazeres imediatos) cada vez menos com um sentimento de parte.

Não é à toa que o dinheiro sem significado passa a ser o centro da sociedade, com organizações se servindo da sociedade e não o contrário.

(O Lobo de Wall Street é uma metáfora dessa nossa sociedade.)

1310588913067781333S600x600Q85

E não para uma visão mais ampla de passado, presente e futuro, sentido histórico, de pertencimento à espécie.

Tenho tentado desenvolver uma metodologia de quebra destes distúrbios, através de módulos participativos que estou experimentando na formação de laboratórios de inovação digital colaborativos.

Temos muitos a fazer e precisamos de muita gente!

One Response to “Macros-desequilíbrios cognitivo-afetivos”

  1. […] O diagnóstico é coletivo: vivemos hoje um conjunto de macro transtornos afetivos-cognitivos, como disse aqui. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat