Feed on
Posts
Comments

Acho fundamental compreender que jogávamos uma mão e um jogo de cartas até a chegada da Internet. E esse jogo mudou completamente as regras. Entramos em outro momento na história humana, um jogo que podemos chamar de renascimento digital.

playing_cards_pieces_1A

Por que o jogo muda completamente?

Temos que entender algo mais profundo das regras do jogo da sociedade.

A relação entre:

  • miopia cognitiva;
  • produção das percepções;
  • tomada de decisões;
  • canalização da sociedade.

Que são as cartas que estão na mesa, como vemos na figura abaixo:

cartas

Como disse aqui, somos míopes cognitivos e precisamos da interação, de diversidade, para ver melhor. Se não temos canais para que o que é diverso e singular possa aparecer e influenciar nas decisões estas passar a ser tomadas cada vez por menos gente, gerando  aumentando a miopia na sociedade e, por sua vez, mais crises.

Ou seja, a sociedade é o resultado desse jogo de quatro cartas.

Todo o castelo de cartas cai e começa a se modificar, quando a uma macro-canalização da sociedade, como ocorreu, a partir da Grécia, com o alfabeto grego, na Europa, pós-prensa e agora com a Internet.

É bom pichar nos muros: a macro-canalização cognitiva provoca renascimentos!

presswork

 Em tais momentos, tudo se abre, pois muito do que achamos que é a maneira “certa” de agir e pensar está em cheque, pois esta intoxicação de pensar/agir é resultado, apesar de não termos conhecimento, da alta taxa de miopia cognitiva em que nos encontrávamos/encontramos.

Se abre um novo mundo e tudo pode ser questionado.

O ciclo da renascença digital em curso abre o cenário da procura de um novo modelo de governança da espécie: a caçada está aberta, em um novo jogo, com um novo baralho.

A macro-canalização é provocadora de um movimento renascentista, re-nascer, re-criar, re-fazer, pois a miopia cognitiva aumenta quanto menos interagimos, criando um movimento de consolidação e “mortência” anti-renascênca, ou decadência, de consolidação das miopias existentes.

Note que uma miopia que se estende provoca gradualmente, mais e mais, tomadas de decisões com baixa diversidade e, por sua vez, com baixa qualidade, o que nos leva as crises, que pedem renascimento.

Que dizes?

Versão 1.0 – 21/11/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

One Response to “A macro-canalização cognitiva provoca renascimentos!”

  1. […] primeiro passo nessa renascença digital é recuperar uma missão de vida para esse ego criador, que é a forma de se combater a influência […]

Leave a Reply

WhatsApp chat