Feed on
Posts
Comments

(Lacanianos de plantão, o conceito de grande outro aqui não é o de Lacan!)

Um dos pontos centrais a ser enfrentando no pós-ditadura cognitiva é o nosso ego infantilizado.

10813984

Há vários problemas decorrentes desse ego pouco musculado.

Um das principais que batalho dentro de mim e com meus alunos é a luta inglória pela aceitação do GRANDE OUTRO.

Uma ditadura cognitiva ao concentrar as verdades e a tomada de decisão, faz com que todos precisem de seu aval para sobreviver e existir existencialmente falando. O trágico desse processo é que o GRANDE OUTRO com os longos anos de ditadura cognitiva passa a cada vez ser mais narciso, só gosta daquilo que o imita. E assim, todos passam a imitá-lo para ser aceito e se violentam por causa disso.

O GRANDE OUTRO no final de uma ditadura cognitiva só vai ver espelho, o que nos leva, em um ciclo perverso, a cada vez menos diversidade no mundo, todos procurando aceitação objetiva e subjetiva dos centros de tomada de decisão e produção da verdade.

ego

O que vai gerando mais e mais frustração, pois você não será aceito na sua singularidade e por causa disso você abre mão dela, aderindo ao que é aceito pelo ambiente para sobreviver objetiva e subjetivamente.

O trágico é que ao final de uma ditadura cognitiva vivemos justamente a crise da falta de diversidade.

Precisamos urgente estimular a diversidade em um mundo em que fomos educados para sermos mediocrizados.

Precisamos estimular, assim, urgentemente a singularidade para tomarmos decisões de melhor qualidade.

Ou seja, a luta educativa-política do próximo século é justamente quebrar essa relação simbiótica extremamente neurótica entre os egos infantilizados e o GRANDE OUTRO que exerce ainda uma forte influência na nossa maneira de ser.

Isso é bem percebido quando você aparece em um programa de televisão, por exemplo.

Nem que seja em poucos minutos.

Muitos já começam a te olhar diferente ou dizer para os outros que te conhecem.

É uma forma de cada um se sentir importante, mesmo que seja apenas na proximidade do que apareceu por lá.

295515_10201405655842650_1470153868_n

O interessante que essa dependência pelo reconhecimento do GRANDE OUTRO é até aceitável em uma sociedade concentrada, pois, de fato, sem ele você está condenado ao que nossa moral viciada chama de anonimato. Nesse ambiente, sem dúvida, a chamada “procura da fama”  passa  necessariamente pelo carimbo do GRANDE OUTRO.

Com a abertura dos canais cognitivos, vivemos um paradoxo nessa distorção, pois agora você pode também ser reconhecido pelos pares, por pessoas da sua rede horizontal, reduzindo o poder de sedução do GRANDE OUTRO.

O problema, entretanto, é que o nosso ego infantilizado não precisa amadurecer para se alimentar do elogio do pequeno outro.

O curtir que vem de baixo muitas vezes é classificado como baixo reconhecimento, pois você já acha que a pessoa que te elogiou tem menos força do que o GRANDE OUTRO.

Só o GRANDE OUTRO alimenta o teu ego infantilizado, de fato.

divisoria_Alimentacao_Bebe

E isso precisa vir à tona, se tornar consciente para que possa ser melhor trabalhado e, quem sabe, aos poucos ir superando interação por interação, na qual você vai aumentando a sua singularidade e sendo reconhecida por ela.

E agradecendo pelo elogio pelo que você é mais você e não por que você procurou imitar o GRANDE OUTRO.

Sim, eu sei é um luta difícil e árdua, mas extremamente necessária.

Que dizes?

Versão 1.0 – 25/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação. 

One Response to “O ego infantilizado, o grande e o pequeno outro”

  1. […] a aceitação, o amor, o reconhecimento do grande outro, e não de nós mesmos ou dos pequenos […]

Leave a Reply

WhatsApp chat