Feed on
Posts
Comments

É cada vez mais gente para menos canais.

  1. (Física) medida da quantidade de desordem que há em um sistema

Uma entropia cognitiva se caracteriza por alguns fenômenos encadeados:

  • – o avanço gradual de uma contração cognitiva, que permite a consolidação de um modelo econômico-político, que vai ficando cada vez mais concentrado, fechando os canais de expressão da sociedade, no que podemos chamar de ditadura cognitiva;

versus

(Note que a população aumenta em função da concentração dos canais, pois consolida os modelos e sente necessidade para manter a máquina produtiva funcionando desse aumento, o que nos leva a uma entropia evidente, pois é cada vez mais gente para menos canais.)

yengec-terazi-ask-uyumu

Há uma contradição evidente, pois quanto mais gente no planeta, mais inovação será necessária e as organizações passam a viver a doença do narcisismo organizacional, tornando-se conservadoras em um mundo que tem crises que exigem fortes mudanças.

O gráfico abaixo apresenta a figura:

entropia

Como o fator aumento populacional não é passível de controle ou de eliminação de pessoas para reduzir a pressão da entropia, toda a pressão cai por sobre o aumento dos canais.

Opta-se, assim,  por uma abertura dos canais, através de um movimento coletivo de expansão cognitiva.

É preciso detalhar a relação entre aumento populacional, inovação e governança da espécie, da seguinte maneira:

  • – a complexidade demográfica cria uma latência por aumento da taxa de inovação;
  • – a latência por uma maior taxa de inovação cria uma pressão por ambientes cognitivos mais dinâmicos, com a abertura de canais cognitivos;
  • – o que leva uma pressão por tecnologias cognitivas inovadoras, que permitam criar estes canais de forma massiva;
  • – quando surgem estes canais, ampliam os canais de interação entre os habitantes;
  • – que nos leva a uma demanda por mais participação e uma mudança na governança da espécie;
  • Objetivo: superar a entropia cognitiva.

 Versão 1.1 – 23/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

2 Responses to “A entropia cognitiva”

  1. Alex Rodrigues disse:

    Essa relação entre aumento populacional, inovação e governança da espécie me fez lembrar de uma represa. A represa segura o rio para manter um certo sistema (nesse caso gerando energia) e concentra sua força em pequenas passagens. O aumento populacional é como se esse rio fosse constantemente alimentado por chuvas, aumentando a pressão na represa, que ou libera mais canais para passagens (no caso real, mais água pelos mesmos canais) ou acaba ruindo.

Leave a Reply

WhatsApp chat