Feed on
Posts
Comments

carimbo-aprovado-vermelho_17-1016143744

Não existe sociedade sem um ambiente bem definido de produção de verdades.

A sociedade precisa das verdades para tomar decisões.

Quanto mais qualidade tiver a verdade e a tomada de decisões menor ser a taxa de sofrimento para todos.

Uma sociedade mais justa é aquela em que as verdades e a tomada de decisão conseguem ser mais diversificadas com a participação maior de vários segmentos e vice-versa.

Vivemos hoje o tempo da Baixa Idade Mídia, na qual estamos saindo de uma ditadura cognitiva, com consequências objetivas e subjetivas, entre elas, a tomada de decisões de baixa qualidade, com pouca participação e, portanto, pouca diversidade.

terceiro1

É preciso mudar o modelo de certificação da verdade que hoje é mais vertical para um mais horizontal.

Em uma sociedade, qualquer uma, estabelece-se, assim, os certificadores da verdade que são as autoridades de plantão, que passam a estar nos centros de certificação da verdade e de tomada de decisões.

  • Quanto mais fechado forem os canais cognitivos, entretanto, mais estes centros estarão concentrados e acabam só reconhecendo as suas verdades. Há uma baixa diversidade, um estímulo a uma baixa singularidade.
  • Quanto mais abertos forem os canais cognitivos, mais estes centros estarão dispersos e reconhecendo uma verdade mais qualificada. Há um aumento de diversidade, um estímulo a uma maior singularidade.

Uma sociedade de baixa qualidade de verdade e de tomada de decisões será aquela em que se tem poucos canais, pois mais e mais os certificadores ficarão cada vez mais voltados para si e, por tendência, baixando a taxa de diversidade social, gerando mais e mais crises, pois teremos verdades e tomadas de decisão de baixa qualidade.

Que dizes?

Versão 2.0 – 30/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação. 

4 Responses to “Os certificadores da verdade”

  1. […] estar conseguindo ser compreendido e se ver lógica nos argumentos pelos pares em rede e não pelo certificador da verdade que está hoje no topo com baixa […]

  2. […] A sociedade hoje tem como marca a repetição, pois a produção da verdade e a tomada de decisões está fechada em pequenos certificadores da verdade, […]

Leave a Reply

WhatsApp chat