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O novo profissional da informação, do conhecimento, da comunicação, da inovação é o gestor de redes sociais (veja bem redes humanas), que procurará fazer a apicultura para que as colméias possam fluir.

Versão 1.0 – 19 de abril de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode distribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

Muitas vezes pensamos em agir na Internet com a cabeça intoxicada do passado.

Queremos fazer pelos outros, agir pelos outros, sermos, de novo, os ordenhadores de vaca.

Porém, o novo ambiente estabelece uma nova relação de gerenciamento de processos.

Os gestores responsáveis criam processos de desintermediação, deixando que as “abelhas” produzam mel dentro de princípios de geração de valor previamente estabelecidos.

É uma nova forma de se fazer a gestão mais compatível ao mundo de hoje, que exige adaptação.

O novo profissional da informação, do conhecimento, da comunicação, da inovação é o gestor de redes sociais (veja bem redes humanas), que procurará fazer a apicultura para que as colméias possam fluir.

As redes sociais (independentes se presenciais ou a distância, digitais, ou não) são elos entre pessoas.

São vasos comunicantes que estão fluindo ou entupidos.

O papel de um gestor de redes sociais humanas é:

– conhecer as redes principais, que geram valor (que devem ser o foco principal de atuação);

– diagnosticar como estas redes podem melhorar seu desempenho;

– atuar de tal forma a permitir que os canais que estão entupidos se desentupam para que estas funcionem cada vez melhor.

Assim, muito mais do que um trabalho braçal, fazer pelo outro, o papel do gestor de redes sociais é agir com o menor esforço possível para conseguir o melhor resultado.

Um cirurgião desentupindo artérias, conectando para que o “sangue” possa fluir.

Ele é um agenda das colméias, que fazem o mel.

Todo seu trabalho é dar apoio a elas para que produzam e não em seu lugar!

Há três tipos de redes sociais (presenciais ou a distância) – falei mais sobre isso aqui:

  • As de ação – que produzem coisas, as que mudam o mundo;
  • As de conhecimento e informação – que suportam as primeiras nesse quesito;
  • As de relacionamento – que criam confiança entre os membros.

Obviamente, que o primeiro passo é:

  • Identificar cada uma das redes e ver para que serve, se é uma rede fim (ação) ou uma rede meio (conhecimento e informação/relacionamento).
  • Quais são os problemas que a rede de ação tem para realizar o seu trabalho para, só então, fazer o ajustes nas demais.

Note que as redes meios não devem ser vistas em separado, ou de forma isolada, pois elas têm que se ajustar com aquelas que geram valor e não o contrário, como é comum.

A partir daí, é necessário fazer o menor esforço.

  • Quais são os conhecimentos que estão faltando na rede de ação?
  • Já existem na organização, bastando ativá-los?
  • É preciso trazer de fora?
  • É algo novo e precisa ser criado?
  • Como melhorar o relacionamento nas redes de ação?
  • Que ações podem ser feitas para que a conversa flua?

Uma boa ideia aqui é usar rodas de conversa para que cada um fale do seu problema.

Note que todas estas redes podem, ou não, estar usando suporte digital para a sua interação.

Em alguns momentos, será necessário introduzir esse suporte e seus benefícios.

Em outros será necessário tirá-lo, principalmente, nos encontros presenciais, quando as conversas deixarão de fluir por causa da dispersão da atenção.

O gestor de redes sociais é alguém que vai analisar do alto e influenciar para que as redes conversem entre si sempre visando a geração de valor das redes de ação, como métrica final do seu resultado.

Um bom gestor de redes sociais será aquele que conseguirá com menos esforço gerar o maior valor possível, apenas desentupindo canais.

E até desabilitando redes que estão mais atrapalhando que ajudando.

Um item importante a ser considerado é o orçamento para que cada uma destas redes funcione e o resultado que elas têm no conjunto.

Esse panorama de custo x benefício de cada rede dará a visão estratégica de realocação de recursos.

Bom, é isso, que dizes?

(Estou junto com o pessoal do IGEC/Facha fazendo o curso sobre gestão de redes sociais, para capacitar as organizações a lidar melhor com as redes. Veja aqui.)

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