Feed on
Posts
Comments

Congresso 2.0

A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em  uso da força e extermínio recíprocoMarilena Chauída minha coleção de frases.

Qual afinal é o papel do Congresso?

A sociedade avança, tem problemas e é regido por determinadas normas, leis.

Quase sempre, precisam ser aprimoradas.

Num movimento como este abaixo:

leis_ajustes

As leis são pensadas, a partir de problemas, criadas e depois voltam ao Congresso para ajustes.

O problema que temos no pais hoje é o tempo desse processo.

Há um descompasso entre a realidade e o tempo que o Congresso age.

O Congresso, por diversos motivos, está muiiiiiiito longe de chegar ao que precisamos.

O país assiste a situações inusitadas, tais como “Traficante foge após entrar em regime aberto no RJ“.

Vejam o que diz o juiz que teve que seguir a lei e autorizar a “fuga”, que pode levar alguns brasileiros à morte:

“Condenado a 22 anos por tráfico e associação para o tráfico, Polegar obteve o benefício para o regime aberto após cumprir um sexto da pena. “O regime aberto é um sistema falido, pois 90% dos presos não voltam”, reconheceu o juiz Carlos Borges, da Vara de Execuções Penais (VEP), autor da decisão.”

Obviamente, que deveria haver uma relação mais próxima entre as necessidades reais da maioria e seus representantes que ganham e tem recursos de todos os tipos para exercer essa função.

Um fato que não teve tanta repercussão no mundo 2.0, mas que é extremamente relevante foi a entrega esta semana do projeto Ficha Limpa ao Congresso.

” O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável pelo projeto de lei que exige “ficha limpa” dos candidatos eleitorais, disse em comunicado divulgado nesta quarta-feira em seu site que a iniciativa terá “um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral”.

O MCCE lançou em abril do ano passado a campanha “Ficha Limpa” com o objetivo de combater a corrupção entre os políticos aspirantes a cargos eletivos. Desde então, recolheu mais de 1,3 milhão de assinaturas de apoio ao projeto de lei. (mais aqui.)”

Note na foto abaixo:

…o esforço de nós brasileiros para sermos ouvidos.

Pergunta-se:

  • Não temos tecnologias hoje (vide bancos, cinema, compras on-line) para encaminhar pedidos como este ao Congresso, via Internet, através de certificados digitais?
  • Este tipo de iniciativa, com mais velocidade na rede, não reduziria o tempo entre a lei e a sua reforma, em função da realidade?
  • Não seria este o caminho lógico para resolver, de forma fácil e barata, um dos principais gargalos do país?
  • Qual partido, candidato à presidente ou governador, defende na próxima eleição, no centro do seu programa, esta bandeira?
  • Não acham que isso é algo fundamental?

Me diga você!

Já falei mais sobre isso em Wikigresso.

Vote na enquete e espalhe a ideia:

[polldaddy poll=2063408]

Leave a Reply

WhatsApp chat