Feed on
Posts
Comments

Motivation and Personality, de AH Maslow – 1970 – Harper & Row, é um livro bem citado pelos pesquisadores de várias áreas, segundo o Google Acadêmico.

O autor criou uma pirâmide simples para descrever as necessidades humanas.

Uma boa tradução e definição da figura você pode ver no trabalho “FATORES MOTIVACIONAIS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA PARA PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO EM …” de vários autores, que eu tomei a liberdade de reproduzir aqui:

Necessidades Humanas, segundo Maslow

Necessidades Humanas, segundo Maslow

Notemos que as necessidades humanas, que começam pela sobrevivência, passam pelo bem-estar, reconhecimento e auto-realização para serem atendidas demandam cada vez mais sofisticados ambientes de conhecimento.

Para se resolver, por exemplo, a base da pirâmide, que são as “necessidades fisiológicas”, é preciso saber como adquirir comida, roupa, água. Em que lugar vai se abrigar. Resolvido isso, passa-se para as etapas seguintes.

Imagine uma catástrofe como a do Katrina, na qual os desabrigados, que devem ter passado pelas diferentes etapas, da procura de um lugar para beber água, ao próximo prato de comida, aonde vou dormir, até começar a pensar, de novo, no recomeço da sua vida.

Para que isso seja possível, é preciso que um conjunto de informações sejam articuladas para que possamos responder a essas perguntas, que vão ficando cada vez mais sofisticadas, a partir de alguns aspectos:

a) a quantidade de pessoas que convivem no planeta, que por sua vez;

b) ampliam a quantidade de necessidades, que por sua vez;

c) exigem cada vez mais um sofisticado aparato de comunicação e informação para que possam ser atendidas no tempo em que a nova situação exige.

Há, assim, o aumento de habitantes do planeta, uma expansão da necessidade humana, que pode ser quantificada em produtos e serviços.

A sofisticação do atendimento desse consumo entre a oferta e a demanda de conhecimento precisa entrar em equilíbrio.

Assim, a partir da pirâmide de Maslow é possível estabelecer de que é possível haver uma relação entre a quantidade de pessoas do planeta e a exigência de ambientes de informação e comunicação, portanto, de conhecimento cada vez mais complexos.

K= população

Y=necessidades humanas

Z= sofisticação dos ambientes de conhecimento

Quanto mais gente tivermos no planeta, mais demandas teremos de conhecimento. E, portanto, mais sofisticados deverão ser os sistemas de conhecimento.

Ou na fórmula:

K  x Y =Z

Desse ponto de vista, a cada etapa da história do homem sempre tivemos a sofisticação dos ambientes de conhecimento demandados por cada tamanho da população, a partir das suas necessidades.

Assim, o conhecimento não é um fator novo, nem podemos afirmar que vivemos na sociedade do conhecimento. Mas, sim, de que vivemos na sociedade do conhecimento que caminha para a sofisticação que a atual população do planeta exige.

Criando-se, assim, uma espécie de teoria de proporcionalidade entre as necessidades humanas e a complexidade dos ambientes de conhecimento.

A discussão faz parte da minha tese de doutorado.

Alguns artigos já foram publicados sobre ela na rede.

Fiz um levantamento dos links e postei aqui.

17 Responses to “As necessidades humanas e as complexidades dos ambientes de conhecimento”

  1. […] Quanto mais fechamos a idéia de bem comum, mais difícil se torna ter soluções para os problemas das necessidades humanas. […]

  2. sonia joia disse:

    olha preciso fazer um trabalho de necessidades humanas ee deficiencias não consigo achar pode me ajudar.
    mt obrigado ;

  3. cnepomuceno disse:

    Sonia, tente algo no Google Acadêmico com as palavras chaves:

    necessidades humanas ee deficiências

    Google Acadêmico:http://scholar.google.com.br/

    Obrigado pela visita!

  4. […] que muda é a ecologia, o resto: a necessidade da informação e do conhecimento permanecem […]

  5. […] Some ainda lazer, transporte, educação, comunicação, etc…o volume de dados necessários para manter essa população viva é gigantesco, gerando uma quantidade informacional absurda para que possamos resolver nossas necessidades. […]

  6. […] A informação só serve se for para atender a uma determinada necessidade humana. […]

  7. […] como tudo na Web, na qual o ser humano apenas traz as suas velhas e imutáveis necessidades e as atualiza, se renovando, para melhor ou para pior, nesse […]

  8. allyne disse:

    alguem pode me ajudar tem 2 semanas que eu to procurando o que e necessidades humanas. voces poderiam me ajudar??? assinado: Allyne

  9. […] seja, muito antes de 1820 o novo ambiente de conhecimento começou a aumentar a sua velocidade, eliminando intermediários, principalmente, o poder da Igreja […]

  10. […] em última instância, como sugere Maslow, o principal objetivo humano é  a realização de cada pessoa. Eu acrescento: sentir que está […]

  11. raissa disse:

    Quais são as necessidades humanas da água

    • M.Sup da GM disse:

      Ola Raissa
      ali tens a resposta da tua pergunta.

      Necessidades Humanas da Água… ali tens tudo.
      Espero ter ajudado…

      Parte 1

      A água é um bem necessário à sobrevivência dos seres vivos e à saúde. Na composição do corpo humano entram cerca de 70% de água. Frutas, legumes, temperos podem ter mais de 90% de água em sua composição.

      Distribuição da água na Terra – Os oceanos e mares ocupam 71% da superfície da terra, ou seja, 360.000.000 km2. Com uma profundidade média de 4km, o volume de água contido nos oceanos atinge 1,460 bilhões de km3. Como a Terra tem um volume total de 647 bilhões de km3, o volume de água dos oceanos representa perto de 0,226% do volume total da Terra. Convém salientar que, embora 71% da superfície da Terra seja coberta de água, esse volume de água é minúsculo (0,226%) quando comparado ao volume total do planeta Terra (647 bilhões de km3).

      É importante registrar a existência de água nos continentes abaixo da superfície, agia água subterrânea, objeto da hidrogeologia. O Brasil é especialmente bem aquinhoado em água, pois detém nada menos 12% da água doce de todo o mundo, sem considerar a água subterrânea, sobretudo na bacia do rio Paraná e na Bacia do rio Amazonas, entre outras.

      Causas naturais podem afetar o clima da terra, como ocorreu no passado um milhão de anos, influindo na disponibilidade de água e no nível dos oceanos. Desde então, a Terra passou por três períodos glaciais, o último dos quais ocorrido entre 10 mil a 15 mil anos atrás. Outros períodos glaciais estão registrados na história geológica da Terra. Excesso de cinzas vulcânicas na atmosfera terrestre, tempestades solares e outros fatores afetam o clima de nosso planeta e podem terra efeitos capazes de durar dezenas de anos e mais. Hoje, a própria atividade humana está produzindo mudanças no clima com consequências previsíveis. Uma das consequências é o derretimento do gelo nas calotas polares e nas geleiras, estas ocorrendo nas altas montanhas (como nos Alpes, Andes, Himalaia, Montanhas Rochosas). Estima-se que a água desse degelo fará o nível dos oceanos subir quatro metros nos próximos quarenta (40) anos. Eventos naturais, dessa natureza, certamente afetaram as migrações humanas na Terra e o desenvolvimento de diferentes civilizações nas várias partes de nosso planeta. Algumas de suas consequências futuras podem ser previstas e exigem conhecimento das causas e dos efeitos e, sobretudo, do posicionamento da sociedade e da capacidade de bem administrar essas consequências de modo a evitar calamidades.

      A água na história antiga dos povos e de algumas religiões – Desde que os humanos começaram a povoar a Terra, a água passou a ser objeto de disputa, não somente para banho e mitigar a sede, mas também como fonte de alimento: os peixes do rio e do mar. Na história mais recente da Terra, o regime de cheias do rio Nilo permitiu o desenvolvimento de uma civilização muito importante, conhecida de todos nós, em maior ou menor detalhe. Com muita probabilidade, na região da Ásia vizinha da Europa, outras civilizações se desenvolveram, contemporâneas com a egípcia e, para essas civilizações, a água era um bem crucial e a História tem muitos eventos passados nas vizinhanças do mar Morto, dos rios Jordão, do Tigre e do Eufrates que definem a Mesopotâmia, onde surgiram os fundamentos das religiões judaica, cristã e islâmica. Voltaremos adiante a esse assunto (na Parte 2).

      Usos mais recentes da água – A água é usada amplamente também para produzir energia. Inicialmente, a água, além de seu uso para a navegação (fluvial e marítima) comercial, foi usada para acionar moinhos, levar água para irrigação. Mais recentemente a água passou a ser usada na produção de energia elétrica e na produção de vários bens industriais. As reservas de água no mundo são suficientes para a vida e, como qualquer bem natural, seu uso precisa ser sempre bem administrado, pois sua distribuição no mundo é irregular, com qualidade e taxa de renovação que variam com o tempo e com o lugar.

  12. M.Sup GM disse:

    Não foi concretamente o que precisava ler e fazer dele meu trabalho de escola, mais em alguns aspectos ajudou bastante.

    Gostaria que a equipe disponibiliza-se materias sobre o tema (Necessidades Humanas e a sua importancia para o desenvolvimento da sociedade) Agradecia muito…

    Obrigado… forçai e continuem assim.

Leave a Reply

WhatsApp chat