Feed on
Posts
Comments

Muito se fala, mas pouco se entende sabedoria.

Digamos que na escala do conhecimento a sabedoria estaria no alto de uma régua.

Podemos falar de dados, informação, conhecimento e, por fim sabedoria.

  • Dado e o pingo de chuva;
  • Informação é de que a meteoreologia afirma que vai chover;
  • Conhecimento é a junção de várias informações que afirma que nessa época do ano chove tantas vezes ao dia e na semana;
  • Sabedoria é a capacidade de lidar com tudo isso, de tal forma, a se manter sereno e feliz, tanto de forma conjuntural como estrutural.

Sabedoria é, basicamente, a capacidade filosófica de estar no mundo, aliando os dados, informação e conhecimento a um significado da vida.

A sabedoria é o guia para a junção da capacidade de reflexão sobre as emoções, que permite ter um guia que nos mante motivados diante da vida, geralmente sem significado.

Existe aquele mantra dos Alcoólatras Anônimos famoso, usado, inclusive, em vários filmes, que diz: “coragem para mudar o que posso, serenidade para o que não posso e sabedoria para perceber a diferença”.

Sabedoria aqui é usada para perceber os limites, não se fala em conhecimento, pois a sabedoria é algo que implica necessariamente em um auto-conhecimento.

Na capacidade de cada um saber aquilo que é potente e o que aquilo no qual e impotente.

Poderíamos usar dicotomias similares para tudo.

Conhecimento para saber o que devo, o que não devo e sabedoria para saber a diferença.

Sabedoria é algo que nos remete ao significado da vida, projetando cada situação a algo maior.

Quando se fala tanto em Inteligência Emocional, que seria reflexão cotidiana sobre nosso “baú emocional”, estamos falando da capacidade de aumentar a nossa taxa de sabedoria.

Num mundo digital cada vez mais descentralizado, em que cada qual tem que decidir cada vez mais sobre cada vez mais coisas, sabedoria é algo que terá cada vez mais valor.

É isso, que dizes?

O tema da sabedoria faz parte do que estamos chamando de Autonomia Bimodal, uma das pesquisas de um dos Formandos de nossa Comunidade Bimodal, desenvolvida pela Paula Caputo no Programa de Formação Bimodal.

Veja abaixo o depoimento de um dos formandos:

Leave a Reply

WhatsApp chat