O nome é esnobe, mas necessário.
Precisamos entender que temos camada que estava oculta na história humana, que vou chamar de macro-mentalidade, ou mentalidade geral, ou tecno-mentalidade.
É algo que está na camada mais alta da sociedade humana. Vejamos o desenho:
Macro-mentalidades são modificadas apenas por alterações nas Tecnologias Cognitivas.
Pode isso?
Pode, pois o Sapiens é uma tecno-espécie e as tecnologias cognitivas são as mais relevantes para nós, que estabelecem as nossas relações de todos os tipos com o mundo (pessoas, coisas, consumo, aprendizado) etc.
Macro-mentalidades são modificadas com baixa intenção cultural, pois a chegada das tecnologias cognitivas, principalmente as descentralizadoras, alteram a forma como as pessoas se relacionam com a vida.
É uma camada estruturante da espécie, que inicia processo de revisão e alteração das cosmovisões.
Cosmovisão é o conjunto de conceitos, ideias, formas de pensar que agregam crenças individuais. Cosmovisões são filhas das Macro-mentalidades, mas já sofrem forte influência cultural.
Cosmovisões são criadas por mentes brilhantes em várias áreas, que conseguem inaugurar uma cosmovisão e influenciar pessoas a aderir a ela, através de crenças pessoais.
Por fim, as crenças pessoais são  as “caixas” individuais, com as quais caminhamos no mundo e resolvemos nossos problemas.
Mudanças nas macro-mentalidades modificam as cosmovisões, pois elas são adaptadas à s mÃdias.
Todas as cosmovisões serão alteradas na sociedade quando chegam novas mÃdias.
Quando temos mÃdias centralizadoras, haverá uma ascensão de cosmovisões centralizadoras e vice-versa.