Feed on
Posts
Comments

Podemos dizer que na sociedade temos macro-mentalidades (ver mais no livro Mentalidade 3.0), cosmovisões, crenças e problemas.

Cosmovisões são maneiras de pensar e agir no mundo, que estão em mais ou menos concorrência.

Podemos dizer que existem dois tipos de cosmovisões:

  • as abertas e mutantes, que conseguem dialogar com os problemas e a sociedade. As que duram mais no tempo, pois são mais resilientes;
  • as fechadas e dogmáticas, que não conseguem dialogar com os problemas e a sociedade. Que são conjunturais em determinado momento, mas perdem força ou desaparecem, por falta de resiliência.

De maneira geral, as religiões são cosmovisões fechadas e dogmáticas, pois partem, quase sempre, de  determinado centro, em geral um livro, do qual se extrai ensinamentos fechados.

Religiões já tiveram influência muito maior em problemas da sociedade e quando se arvoram a sair de determinado campo de  cosmovisão passiva para ativa causam crises.

Assim, podemos dizer que há:

  • Cosmovisões passivas – aquelas que as pessoas que a abraçam incorporam a sua visão como  crença individual, que vale para ela própria, não imagina que todos têm que compartilhar da mesma – os vegetarianos é um exemplo bom, como monges budistas. É algo que serve para eles e não querem nem impor aos outros e nem que problemas sejam resolvidos a partir dessa crença;
  • Cosmovisões ativas – aquelas que as pessoas além de incorporar a sua visão como uma crença individual, acreditam que aquelas propostas servem para a solução individual ou coletiva para os problemas de cada pessoa e da própria sociedade.

Cosmovisões fechadas e dogmáticas, passivas, não causam crises sociais, pois a pessoa não demanda que aquilo que ela acredita seja algo que precisa ser generalizado para toda a sociedade.

Cosmovisões fechadas e dogmáticas ativas, estas sim, causam crises sociais, pois a pessoa demanda que aquilo que ela acredita seja algo que precisa ser generalizado para toda a sociedade.

Porém, como é uma cosmovisão fechada e dogmática, mesmo que os problemas sociais ocorram, ela continuará insistindo nos mesmos, pois há uma incapacidade de se aprender com os fatos.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat