Feed on
Posts
Comments

O nome é esnobe, mas necessário.

Precisamos entender que temos camada que estava oculta na história humana, que vou chamar de macro-mentalidade, ou mentalidade geral, ou tecno-mentalidade.

É algo que está na camada mais alta da sociedade humana. Vejamos o desenho:

Macro-mentalidades são modificadas apenas por alterações nas Tecnologias Cognitivas.

Pode isso?

Pode, pois o Sapiens é uma tecno-espécie e as tecnologias cognitivas são as mais relevantes para nós, que estabelecem as nossas relações de todos os tipos com o mundo (pessoas, coisas, consumo, aprendizado) etc.

Macro-mentalidades são modificadas com baixa intenção cultural, pois a chegada das tecnologias cognitivas, principalmente as descentralizadoras, alteram a forma como as pessoas se relacionam com a vida.

É uma camada estruturante da espécie, que inicia processo de revisão e alteração das cosmovisões.

Cosmovisão é o conjunto de conceitos, ideias, formas de pensar que agregam crenças individuais. Cosmovisões são filhas das Macro-mentalidades, mas já sofrem forte influência cultural.

Cosmovisões são criadas por mentes brilhantes em várias áreas, que conseguem inaugurar uma cosmovisão e influenciar pessoas a aderir a ela, através de crenças pessoais.

Por fim, as crenças pessoais são  as “caixas” individuais, com as quais caminhamos no mundo e resolvemos nossos problemas.

Mudanças nas macro-mentalidades modificam as cosmovisões, pois elas são adaptadas às mídias.

Todas as cosmovisões serão alteradas na sociedade quando chegam novas mídias.

Quando temos mídias centralizadoras, haverá uma ascensão de cosmovisões centralizadoras e vice-versa.

Leave a Reply

WhatsApp chat