Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal261021

Novas Hashtags:

#as_sete_fantasias – que precisam ser revistas para entender o Mundo Digital.

Resumo do artigo em tabela:

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Vamos ao artigo:

“O principal problema hoje da humanidade é vivermos um mundo exponencial com uma intuição linear.”  – Kurzweil.

O desafio conceitual diante do Mundo Digital não é tecnológico, mas filosófico.

O ser humano entende a realidade, sempre a partir de conceitos filosóficos, que, vão “descendo” até chegarem nas metodologias e operações.

Por serem conceitos criados, testados e aceitos ou descartados, conceitos filosóficos, ficam obsoletos e precisam de uma revisão, em alguns casos excepcionais, de uma revisão disruptiva.

Diante das mudanças que o Mundo Digital tem provocado em toda a sociedade, precisamos rever a questão básica e central da filosofia, ao responder a questão: “Quem Somos?”

Todas as mudanças que estamos promovendo e assistindo no Pós-Digital não fazem parte do que considerávamos “normal” para a nossa espécie.

O surgimento e desenvolvimento do Mundo Digital criou um nó no epicentro do Diálogo Filosófico, que pretende responder a questão: “Quem Somos?”

A resposta para a pergunta central da espécie “Quem Somos?” precisa de um disruptivo ajuste, se quisermos entender o novo Mundo Digital.

O que está ocorrendo na sociedade no Pós-Digital não estava no “cardápio” dos filósofos de plantão.

Responder de forma mais adequada a pergunta “Quem Somos?” é o primeiro passo da Revisão Disruptiva Conceitual necessária para entender o futuro.

Revisões Filosóficas passam a ser algo fundamental para quem quer adentrar no mundo do Futurismo.

Quem Somos afinal? Que ajustes precisam ser feitos para nos reposicionarmos diante do Digital?

Aqui vai uma proposta das 7 revisões disruptivas básicas sobre a essência humana, que quebram diferentes fantasias que tínhamos sobre a nossa espécie e promove a revisão da relação Sapiens x Tecnologias.

Vejamos a Fantasia e a proposta de revisão:

  1. Fantasia da Tecnologia só agora – somos uma Tecnoespécie que usa as tecnologias desde que resolvemos ser Sapiens. Ou seja, NÃO usamos tecnologias agora, mas desde quando resolvemos ser Sapiens;
  2. Fantasia de que Tecnologia velha não é tecnologiatecnologias mesmo sendo velhas e naturalizadas SÃO tecnologias, desde uma agulha de tricô da vovó até uma nave espacial que vai para marte;
  3. Fantasia de que o aumento populacional NÃO demanda mais tecnologia – uma Tecnoespécie como a nossa pode e gosta MUITO de aumentar a população, mas para isso, é OBRIGADA a desenvolver cada vez mais tecnologias, filosofias, teorias, metodologias e novas formas de resolver problemas operacionais;
  4. Fantasia de que somos uma espécie NÃO Mutante – Por ser uma Tecnoespécie, o Sapiens é artificialmente natural e naturalmente artificial, sendo, por causa disso, a única Espécie Elástica e Mutante, que habita este planeta, que podem modificar de forma radical ou disruptiva seu Modelo de Sobrevivência, já que as outras por serem instintivas e têm o modelo de sobrevivência mais fixo e menos mutante;
  5. Fantasia de que que NÃO temos demandas infinitas – Temos – como as demais espécies – as demandas básicas de sobrevivência, mas, além delas, criamos novas e flexíveis Demandas Progressivas, que vão sendo alteradas ao longo do tempo. A cada nova tecnologia que surge, novas Demandas Progressivas são criadas em um ciclo contínuo. Quanto mais vamos resolvendo problemas obrigatórios, mais queremos nos dedicar a problemas mais opcionais, particulares, subjetivos e sofisticados;
  6. Fantasia de que que NÃO temos a demanda pela Descentralização Progressiva -como se aumenta a Complexidade Demográfica, é preciso, a partir das novas Tecnopossibilidades, criar novos Modelos de Sobrevivência, que tem como características de serem cada vez mais descentralizados e participativos, para que se possa lidar melhor com os novos problemas, cada vez mais complexos, que passam a ser experimentados em Zonas de Atração;
  7. Fantasia de que que NÃO vivemos ciclos civilizacionais recorrentesnovos Modelos de Sobrevivência permitem a solução de antigos problemas, estimulam o Sapiens a aumentar a população e nos levam, novamente, a uma nova Decadência Civilizacional, o que nos obriga a ter que criar novas Mídias e novos Modelos de Sobrevivência, no que chamamos de Espiral Civilizacional Progressivo.

É a partir destas revisões filosóficas, ao responder a questão “Quem Somos?”, que a BIMODAIS pôde desenvolver a Teoria de Reequilíbrio Civilizacional.

A Teoria do Reequilíbrio Civilizacional aponta que de tempos em tempos o Sapiens promove Revoluções de Mídia para revisar o seu Modelo de Sobrevivência, que vai ficando obsoleto.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat