Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal191021

Novas Hashtags

#negócios_2.0 – o que muda no mercado, a partir do Digital?

Resumo do artigo em tabela:

A quem se destina o artigo abaixo:

Saiba mais sobre a divisão acima, neste artigo.

Vamos ao artigo:

“A arte de ser sábio é saber o que ignorar.” – William James.

Podemos dizer que as principais macrotendências para os negócios do futuro serão é termos comunidades de consumo:

  • mais ágeis e flexíveis;
  • mais participativas;
  • menos dependentes de tempo e lugar;
  • mais descentralizadas;
  • mais personalizadas.

Tivemos um exponencial aumento populacional nos últimos 220 anos e precisamos promover um upgrade disruptivo no Ambiente Produtivo.

Estamos aprendendo que as Revoluções Midiáticas vêm para dar uma Guinada Civilizacional na forma como o Sapiens sobrevive.

Quando se apresenta este cenário de comunidades de consumo mais ágeis, flexíveis, participativas, menos dependentes de tempo e lugar, mais descentralizadas e mais personalizadas se imagina melhorar as Organizações 1.0.

Porém, as organizações, que gerarão valor nas Zonas de Atração futuras não serão nada parecidas com as atuais.

Vivemos hoje a MAIOR disrupção administrativa da história do Sapiens.

Pior: as mudanças atuais nos negócios não estavam previstas nos livros clássicos da administração.

O Mundo Digital permite novos modelos de negócio, que eram IMPOSSÍVEIS de serem criados com as Mídias do passado.

As Mídias são os pilares da administração, mas não se sabia e continua se ignorando este fato.

Estamos promovendo um Ajuste Civilizacional, criando, gradualmente e progressivamente, um novo Modelo de Sobrevivência muito mais ágil do que os do passado.

Quando se fala em “Transformação Digital” (buzzwords) se imagina ERRADAMENTE apenas a digitalização das atuais Organizações 1.0.

Porém, estamos assistindo a chegada lenta e gradual da Curadoria, um novo Modelo de Sobrevivência do Sapiens, baseado em Rastros Digitais, que permite superar a barreira da qualidade na nova complexidade. 

Quando pensamos na criação de novas empresas, é preciso promover uma Rearrumada Conceitual no mercado.

Digitalização dos Negócios significa aproveitar as novas Tecnopossibilidades para oferecer Itens de Consumo compatíveis com as novas demandas.

Item de Consumo é tudo aquilo que é ofertado ao Sapiens para que ele possa sobreviver melhor. 

A Digitalização dos Negócios implica a passagem de tudo que não estava acessível por telas para tudo que possa ser acessível por elas.

E aí precisamos, quando se analisa a Digitalização dos Negócios separar a produção de dois tipos de Itens de Consumo:

  • Itens de Consumo Intangíveis – que são completamente isentos de qualquer materialidade e que podem ser oferecidos ao mercado diretamente, via telas. Exemplo: um filme do Netflix ou um curso gravado na Eduzz;
  • Itens de Consumo Tangíveis– que têm materialidade e NÃO podem ser consumidos unicamente, via telas. Exemplo: uma corrida de Uber ou um quilo de arroz.

Podemos dividir, entretanto, os Itens de Consumo Tangíveis em dois:

  • Itens de Consumo Tangíveis de uso Provisório – o Sapiens se utiliza provisoriamente, mas não passa a ter posse do bem. Exemplo: uma corrida de Uber, um restaurante, ou um carro próprio, ou um aplicativo de patinete;
  • Itens de Consumo Tangíveis de uso Permanente – o Sapiens leva o bem para casa. Exemplo: um quilo de arroz, um carro ou a própria casa.

Do ponto de vista da digitalização, a divisão acima ajuda a poder entender o futuro de forma mais adequada.

Quanto mais Intangível for um Item de Consumo, mais ele tenderá a ser digitalizado de forma mais rápida.

A plataforma que permite o compartilhamento do patinete, por exemplo, transformou um Item de Consumo de Uso Permanente em Provisório.

Temos ainda uma outra divisão importante que é:

  • Processos Verticais – aqueles que são o foco principal de determinada organização;
  • Processos Horizontais – aqueles que são as atividades de suporte para que o foco principal de determinada organização possa ser realizado.

Podemos dizer, que todas as organizações que têm Itens de Consumo Mais Tangíveis sofrerão uma digitalização, no primeiro momento, nos Processos Horizontais. E as que têm Consumos Intangíveis estão digitalizando os Processos Verticais.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat