Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal201021a

Novas Hashtags

#modelo_da_sobrevivência – o que é e como afeta os negócios futuros?

Resumo do artigo em tabela:

A quem se destina o artigo abaixo:

Saiba mais sobre a divisão acima, neste artigo.

Vamos ao artigo:

“O homem tecnológico colocou a floresta à sua mercê, quando no passado era ele que vivia à mercê das florestas.” – Arnold Toynbee.

A missão de um Futurista Competitivo é analisar o que vai gerar valor no futuro para guiar profissionais e organizações.

O Futurista Competitivo, diferente dos profissionais de inteligência competitiva, tem como foco o futuro de médio e longo prazo.

Por isso, Futuristas Competitivos estudam Padrões Históricos para que possam prognosticar de forma mais eficaz.

O principal guia da BIMODAIS é Pierre Lévy.

(A título de brincadeira, os BIMODAIS se definem como como Levyanos.)

Lévy sugere três eixos centrais para a análise do Futuro Pós-Digital:

  1. analisar a Macro-História;
  2. ter como referência as Revoluções Midiáticas, como Fator Detonante de Eras Civilizacionais;
  3. e, a partir delas, procurar os padrões comparativos entre as Revoluções Midiáticas passadas  e a atual.

O estudo comparativo histórico é o principal diferencial entre um Futurista de Excelência e um de não Excelência.

Quando realizamos, ao longo das últimas décadas, esse tipo de roteiro mais eficaz, agregando novidades ao trabalho de Pierre Lévy, percebemos que as Revoluções Midiáticas Civilizacionais:

  1. têm como Fatores Causantes aumentos populacionais em diferentes etapas da Macro-História humana;
  2.  e, como Fatores Consequentes, a OBRIGATÓRIA e EQUILIBRADORA chegada de novos Modelos de Sobrevivência .

Novas mídias, além de vários aspectos objetivos e subjetivos, permitem que o Sapiens possa criar novas organizações mais adaptadas a um novo Patamar Demográfico mais complexo.

Uma mídia, aprendemos isso estudando padrões, tem três Tecnopossibilidades distintas:

  • canal;
  • linguagem;
  • e armazenamento de informações.

Cada uma destas três Tecnopossibilidades tem uma função distinta, mas todas tem a função de permitir a melhora do desempenho do Sapiens na sua constante luta por uma melhor sobrevivência.

Se analisarmos o Digital, temos, então o surgimento do:

  • novo Canal de Sobrevivência 2.0 (Digital), que tem permitido o trabalho e a comunicação a distância na pandemia, entre outras Tecnopossibilidades;
  • o novo Armazenamento de Dados 2.0 (Digital), que torna possível o acesso a dados a qualquer momento de qualquer lugar;
  • E a nova Linguagem de Sobrevivência 2.0 (Digital), que permite que possamos, rapidamente, apontar o que gostamos, não gostamos, o que é mais ou menos útil, o que nos permite criar os Ubers, por exemplo.

Este conjunto integrado permite o surgimento de um novo Modelo de Sobrevivência 2.0.

O Modelo de Sobrevivência 2.0 permite principalmente a quebra da barreira da inovação e da interação de todos os tipos entre pessoas que antes não podiam trocar por falta de confiança umas nas outras.

O que estamos assistindo no início da Civilização 2.0 é uma explosão das trocas entre desconhecidos em todas as áreas, permitindo que um conjunto de problemas novos e antigos passem a ter novas alternativas de solução.

Toda vez que aumentarmos a população, mais dia e menos dia, temos que inventar uma forma de aumentar a participação das pessoas nas operações e decisões para que elas ajudem a lidar com o novo Patamar de Complexidade.

As Organizações 2.0, que estão conseguindo resultados exponenciais na Civilização 2.0  souberam se aproveitar do novo Modelo de Sobrevivência 2.0.

O Modelo de Sobrevivência 2.0 permite que o Sapiens possa criar projetos em que não há mais necessidade do antigo Intermediador 1.0.

O Intermediador 1.0 é o responsável por aferir a qualidade de Itens de Consumo de forma direta e vertical. O modelo foi ficando decadente por causa do contínuo aumento populacional.

Hoje, o novo Intermediador 2.0 afere, de forma indireta, a qualidade dos Itens de Consumo, ao criar Comunidades de Consumo, nas quais os participantes se auto avaliam e se auto controlam.

Todas as Zonas de Atração que vão gerar mais valor no médio e longo prazo na Civilização 2.0 terão como diferencial o uso deste novo Modelo de Sobrevivência.

O Modelo de Sobrevivência 2.0 é inspirado, de forma consciente, ou não, no Modelo de Sobrevivência dos Insetos.

O Modelo de Sobrevivência dos Insetos permite que cada membro de uma colônia possa contribuir com os demais, a partir de Rastros Químicos.

Os insetos já curtem e descurtem caminhos há milênios, bem antes de nós.

O novo Modelo de Sobrevivência permite ao Sapiens criar Ecossistemas de Consumo, que são muito mais ágeis, pois se aumenta radicalmente a participação das pessoas nas operações e decisões.

O Sapiens, na Civilização 2.0, está deixando de se inspirar no Modelo de Sobrevivência Mamífero e adotando o dos Insetos.

Todas as mudanças que assistiremos no futuro estarão diretamente ligadas ao uso inteligente e criativo do Modelo de Sobrevivência 2.0 para resolver novos e velhos problemas.

É isso, que dizes?

Colaboraram os Bimodais: Rodrigo Palhano e Renato Azevedo.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat