Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal050821

“O novo, por definição, não pode ser moldado a partir do que é antigo.” –  Taleb.

Introdução

O presente artigo procura fazer o contraponto sobre algumas percepções, que circulam no senso comum:

  • Ordem de Prioridade das Pesquisas Conceituais – a não percepção de que a cada época existem determinadas demandas humanas, que exigem um esforço extra dos Conceituadores de Plantão, que vamos chamar de Vacina Civilizacional. Compreender o Digital faz parte deste esforço civilizacional;
  •  A Ética e os Limites do Exercício da Profissão de Futurista – a partir das reflexões sobre esta Demanda Civilizacional, se critica algo que se tornou comum, a não reflexão ética e os limites do papel dos Futuristas, que é igual ao dos médicos diagnosticadores: não podem dizer aquilo que o cliente quer ouvir, mas o que conseguem enxergar.

É, assim, bom chamar a atenção de que:

Diagnosticadores – onde se incluem os Futuristas – não controlam os fenômenos, apenas tentam compreendê-los para lidar melhor com eles.

Por fim, é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

Vamos ao artigo

Zeitgeist – quer dizer o espírito do tempo.

Podemos em cima deste conceito definir que a humanidade tem um espírito e, dentro dele, problemas, a cada tempo, que demandam “vacinas”.

Podemos chamar de:

Vacinas Civilizacionais são necessidades da espécie por determinadas soluções mais amplas a cada fase da nossa história.

A cada época, sobre cada um dos fenômenos da sociedade, há demandas específicas por novas soluções sejam elas Operacionais ou Conceituais.

A pandemia, por exemplo, provocou à procura de uma Vacina Civilizacional, aqui, uma vacina de verdade.

No século passado, o mundo lidou com guerras, tanto “quentes” como “frias”. E isso também gerou demandas por soluções.

No século passado tivemos a batalha por uma Vacina Civilizacional Operacional para derrotar o nazismo de Hitler.

Acidentes de avião, por exemplo, abrem espaço para procura de Vacinas Conceituais e Operacionais no campo da aeronáutica para evitar que se repitam.

Temos hoje nas Ciências Sociais, no geral, que atinge a todos os setores da sociedade a demanda por mais uma Vacina Civilizacional.

Temos a Demanda Civilizacional, que procura entender (Vacina Conceitual) e agir (Vacina Operacional) diante do novo Mundo Pós-Digital.

Hoje, organizações de todos os setores procuram um método (diagnóstico, prognóstico e tratamento) para promover a #Transformação_Digital para que possam competir neste novo cenário.

Transformação Digital é uma hashtag que significa a procura de uma metodologia, de uma Vacina Civilizacional Operacional e Conceitual, para que possamos lidar melhor com este novo cenário.

Conceituadores do mundo todo têm se esforçado para criar diagnósticos, prognósticos e tratamento diante do Mundo Pós-Digital.

De um lado temos a luta contra a Covid, um Fenômeno mais Conjuntural e, de outro, a batalha contra a Tecnopandemia Digital, mais Estrutural.

Da mesma maneira, que procuramos a vacina contra o Covid há uma corrida para se chegar na melhor Vacina Civilizacional contra a Tecnopandemia Digital.

É uma Demanda Zeitgeist para que possamos entender e agir diante de tantas mudanças sem “pé nem cabeça”.

Futuristas Profissionais de todos os países têm se esforçado para desenvolver Narrativas Futuristas sobre para onde o Mundo Pós-Digital (nossa Tecnopandemia Digital) está nos levando e o que fazer a partir dele.

A Bimodais é mais um núcleo de pesquisa e reflexão, entre tantos no mundo, que tem procurado apresentar uma Vacina Civilizacional mais adequada para a Tecnopandemia Digital.

Existe, entretanto, hoje a ilusão de que há um consenso no mercado sobre a melhor Vacina Civilizacional para a Tecnopandemia Digital.

Na maior parte das Narrativas Futuristas de plantão se procura, muitas vezes, por uma questão comercial, entregar o que o cliente deseja escutar, independente dos fatos.

Criamos uma espécie de Pacto Futurista Tóxico diante da Tecnopandemia Digital entre os clientes e os Futuristas Profissionais: “você me diz o que eu quero escutar e eu te pago para isso“.

Porém, a atividade de um Futurista é BEM diferente de um decorador. Futuristas não controlam o ambiente, já os decoradores controlam.

Um Futurista de Excelência deve apresentar um diagnóstico do que ele consegue ver com suas Ferramentas de Análise e não aquilo que o cliente gostaria de enxergar.

A Vacina Civilizacional contra a Tecnopandemia tem como métrica não prêmios ou aplausos, mas o aumento da taxa de competitividade dos profissionais e organizações.

Um Futurista de Excelência, muitas vezes, só é reconhecido muito tempo depois, quando seus prognósticos, quando eles viram fatos.

Cabe a cada cliente saber escolher dentro do Mercado do Futurismo, entre tantas Narrativas, aquela que lhe parece mais lógica e coerente.

É na escolha da melhor Vacina Civilizacional contra a Tecnopandemia que o futuro de muitas organizações estará sendo definido.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da Bimodais e ganhar R$ 300,00 a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Este artigo é no estilo Bimodal Rompedor (ampliando as Fronteiras Conceituais da Escola):

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

 

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply

WhatsApp chat