Feed on
Posts
Comments

Áudio aqui.

“A razão não funciona de forma automática, pois pensar não é um processo mecânico. As conexões lógicas não se fazem por instinto.”Ayn Rand.

Vivemos hoje, como temos detalhado repetidamente no blog, uma Histeria Coletiva diante do Digital.

Uma Revolução Midiática Civilizacional (RMCD) – Fenômeno Estrutural e Recorrente do Sapiens – é caracterizada por uma Mudança DRED(Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida).

Mudanças DREDs aumentam radicalmente a Taxa de Desconforto da Sociedade, pois são diversas alterações com alta Taxa de Rapidez, Profundidade e Desconhecimento pela maioria, incluindo os Conceituadores de Plantão.

Podemos dizer que diante do Digital vivemos hoje uma situação “bizarra“, pois os Conceituadores de Plantão, que deveriam trazer explicação, estão colaborando fortemente para aumentar a Taxa de Confusão.

Note que uma Revolução Midiática Civilizacional (RMCD) é O Fenômeno Social mais relevante entre todos, que ocorrem na sociedade humana, mas, até aqui, foi muito pouco estudado pelas Ciências Sociais, que vivem no Pós-Digital uma profunda Macrocrise Paradigmática.

Nesta ainda fase inicial da Revolução Midiática Civilizacional (RMCD), a  Taxa de Histeria Coletiva sobe muito, e atinge não só os Consumidores de Conceitos, mas também os Conceituadores de Plantão – aqueles que são pagos para minimizar confusões.

De maneira geral, os conceitos que são produzidos para entender a nova Civilização 2.0 (a principal consequência da Revolução Midiática Civilizacional Digital) são concebidos com alta Taxa de Emocionalismo e baixa Taxa de Reflexão.

Vejamos aqui mais uma tabela preparada pelos Bimodais “Tipos de Erros Conceituais já percebidos diante do Digital” e respectivos exemplos:

Podemos dizer que tais Erros Conceituais diante do Digital são consequências da dificuldade de se construir Narrativas Mais Reflexivas e Menos Emocionais.

É preciso, antes de tudo, reestudar os Mestres da Epistemologia (aqueles que criaram Narrativas e Conceitos da melhor forma de pensar) para que possamos melhorar a qualidade de como formulamos as Narrativas diante deste novo cenário.

Abaixo os Bimodais produziram uma tabela de erros comuns na criação de narrativas de todos os tipos, que é a Origem Primária da profusão de Tipos de Erros Conceituais diante do Digital, que temos assistido:

É isso, que dizes?

Participaram os Bimodais:

Átila Pessoa, Fernanda Pompeu, Rodrigo Palhano.

Quer entender o novo cenário digital? Você precisa conhecer e entrar na Bimodais – a melhor escola de Futurismo do país. Bora? 

Me manda um zap: 21-996086422

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NO MÊS DE MAIO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês.

Leave a Reply

WhatsApp chat