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Áudio aqui.

 

“O agente homem está ansioso para substituir uma situação menos satisfatória por outra mais satisfatória.”Ludwig von Mises.

O papel de Conceituadores (mais conhecidos como pensadores ou pesquisadores) é o de descobrir padrões nos diferentes fenômenos, que causam diferentes desconfortos para o Sapiens.

Conceituadores de Excelência visam a descoberta de padrões e as outras atividades científicas ajudam a estes Conceituadores para que façam isso.

O DNA das Teorias Científicas é feito de padrões e são os padrões que nos possibilitam criar metodologias. E são as metodologias que viabilizam uma atividade operacional mais eficaz.

O papel das ciências é a criação dessa sinergia entre teoria > metodologia > operacional > avaliação das consequências > revisão das teorias > das metodologias > do operacional > avaliação das consequências > num Espiral de Conhecimento Evolutivo.

Vamos neste artigo procurar detalhar um novo padrão, a partir do Estudo Comparativo das Revoluções Midiáticas Fenômeno Estrutural Social Recorrente.

O Estudo Comparativo das Revoluções Midiáticas, a nosso ver, é a única forma de compreender o atual momento da sociedade, diante da chegada e massificação da Revolução Midiática Civilizacional Digital (RMCD).

A Revolução Midiática Civilizacional Digital (RMCD) é o quarto evento desse tipo (precedido pelas Revoluções Midiáticas Gestual, Oral e Escrita).

Quando procuramos padrões destes Fenômenos Midiáticos – os mais marcantes da civilização humana –  passamos a ter a capacidade de conseguir entender de forma mais eficaz o que ocorre e projetar mais longe o que é provável que ocorra.

Vamos aqui procurar entender por que Fenômenos Midiáticos precisam OBRIGATORIAMENTE gerar mais informação dos clientes para os Ambientes Produtivos com gradual perda da Taxa de Privacidade.

Vejamos.

Um dos padrões propostos pelos Bimodais no estudo dos Fenômenos Midiáticos tem sido de que é o aumento populacional o Fator Causante da necessidade cíclica de promover  mudanças estruturais no Macro Modelo de Comunicação do Sapiens.

Quanto mais gente tivermos no planeta, mais sofisticado (leia-se participativo) terá que ser o Macro Modelo de Comunicação do Sapiens.

Ambientes Comunicativos mais participativos permitem que o Sapiens possa lidar melhor com a Complexidade Demográfica Progressiva. É a única forma sustentável – no longo prazo – para que possamos viver melhor.

Porém, os novos Macro Modelos de Comunicação do Sapiens não viabilizam apenas o aumento da Taxa de Participação, mas também o aumento da Taxa de Geração e de Armazenamento de Informações do que as pessoas pensam e fazem.

A passagem, por exemplo, da Civilização Oral para a Escrita foi marcada pela capacidade humana de registrar ideias e atividades, o que permitiu um “salto quântico” no aumento da Taxa da Capacidade Inovadora do Sapiens, ampliando nossa capacidade de lidar mais e mais com a Complexidade Demográfica.

O aumento da Taxa de Geração e Armazenamento de Informações tem também impactos no aumento da Taxa da Capacidade Produtora do Sapiens.

Expliquemos.

O Sapiens – aplicando aqui a Animallogia Bimodal –  diferente das demais espécies, tem uma alta Taxa de Diferenciação entre os diferentes membros.

A alta Taxa de Diferenciação entre os diferentes membros da espécie humana é um fator gerador de complexidade para o Ambiente Produtivo.

O Sapiens tem aspectos objetivos (tamanho de sapato, por exemplo) e subjetivos (tipo de filmes que gosta de assistir) que gera um enorme desafio para o Ambiente Produtivo de aumentar a Taxa de Acerto Produtivo – a produção da quantidade certa para que não se produza demais e sobre e nem de menos e falte.

Quanto maior é a Taxa de Acerto Produtivo, mais baixo pode ser o valor de determinado produto e vice-versa, pois haverá menos sobras daquilo que foi produzido. 

E o aumento da Taxa de Acerto Produtivo depende, basicamente, do aumento da Taxa de Conhecimento das Demandas

Quanto mais organizações produtivas souberem a demanda de seus clientes, mais poderão ofertar na medida certa. Isso não é uma descoberta Bimodal, mas algo que é quase um senso comum do mercado.

O novo padrão aqui é o seguinte.

Revoluções Midiáticas permitem que haja, com a chegada e massificação de novas Ferramentas Midiáticas, o aumento da Taxa de Conhecimento das Demandas por parte do Ambiente Produtivo, aumentando a Taxa de Acerto Produtivo.

Revoluções Midiáticas, portanto, permitem o aumento da Taxa de Acerto Produtivo, superando, assim, Macrocrises Produtivas diante da Complexidade Demográfica Progressiva.

Hoje, com a Internet, por exemplo, temos um exponencial aumento da Taxa dos Rastros de Consumo Digitais deixados por cada pessoa.

Como tudo tem passado a ser feito, via telas, as atividades de cada usuário são registradas em bancos de dados e o Ambiente Produtivo pode utilizar destes Rastros de Consumo Digital para conhecer mais os respectivos clientes e aumentar a Taxa de Acerto Produtivo.

Mais e mais será preciso conhecer o que o consumidor faz (em função do aumento populacional) para poder produzir, cada vez mais, produtos sob medida!

Vejamos o gráfico da relação da Taxa de Acerto Produtivo x o Aumento Populacional:

Vejamos o gráfico da relação da Taxa de Conhecimento das Demandas x o Aumento Populacional:

Temos, assim, como sugestão este novo Padrão da Sociedade Humana:

Mais Gente > Mais demanda por Personalização > Novas Mídias > Novos Ambientes Midiáticos de Armazenamento>  Mais Rastros de Consumo > Mais Capacidade de Personalização.

Por isso, os novos Ambientes de Sobrevivência criados pelo Sapiens, com a criação de novas mídias, visam, entre outras coisas, o aumento da produção de Rastros de Consumo e o respectivo uso pelos Ambientes Produtivos.

Os novos Rastros de Consumo Digitais permitem o aumento da Taxa de Conhecimento das Demandas e, por sua vez, se eleve a Taxa de Acerto Produtivo.

Como vemos no gráfico abaixo no gráfico Taxa de Acerto Produtivo X Novas Mídias X Taxa de Conhecimento das Demandas:

Assim, Revoluções Midiáticas são fundamentais para solucionar o problema da Taxa de Acerto Produtivo, pois permitem a geração de novos Rastros de Consumo, que podem ser utilizados, de forma inovadora, pelo Ambiente Produtivo.

Como vemos na tabela abaixo:

Obviamente, que temos diferentes questões a serem tratadas dentro desse padrão humano:

  • os limites do uso das Rastros de Consumo Digital e o controle que cada consumidor pode ter sobre ele;
  • o uso destes Rastros de Consumo Digital por regimes centralizados, como tem sido o caso da China.

Porém, como aprendemos com a história, Ferramentas Operacionais (tecnologias) vêm resolver problemas e criar novos, que passam a ser um problema a serem resolvidos pelos Conceituadores de Plantão, que precisam criar novas Ferramentas Conceituais para que possamos minimizá-los.

Quanto mais gente tiver no mundo, mais haverá a demanda por personalização, porém para que isso seja feito, mais e mais as atividades das pessoas precisam ser conhecidas pelo Ambiente de Consumo, via novos Rastros de Consumo.

Não é possível aumentar a Taxa de Personalização, sem que o Ambiente de Consumo possa saber cada vez mais o que os consumidores fazem.

Eis o padrão: quanto mais Sapiens houver no mundo, mais e mais criaremos Ferramentas Midiáticas, com respectivos Ambientes Midiáticos de Armazenamento, para que se possam registrar os Rastros de Consumo e aumentar a Taxa de Acerto Produtivo.

É isso, que dizes?

Colaboraram os Bimodais:
Átila Pessoa, Rodrigo Palhano e Fernanda Pompeu

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NO MÊS DE MAIO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês. 

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