Feed on
Posts
Comments

O ser humano é uma espécie não automática. Não atua por instinto, mas precisa decidir, a partir de reflexões.

Podemos dizer que nossas vidas é uma estrada repleta de encruzilhadas diárias, que vão definindo a qualidade da nossa vida.

Da hora que você acorda, até dormir, você deve tomar centena de decisões, sem perceber.

Todas as decisões que tomamos, em alguma medida, tem aspectos mais estruturais e mais conjunturais.

Quanto mais uma decisão é permanente, mais estrutural ela é e mais precisamos de conceitos filosóficos.

A filosofia é uma espécie de “sala de perguntas e respostas”, que nos ajuda em questões mais estruturais das nossas vidas individuais e coletivas.

Não existe, portanto, uma pessoa afilosófica, o que existe são pessoas mais conscientes ou menos conscientes das diferentes opções das encruzilhadas estruturais.

Na Bimodais, definimos que vivemos dentro de um edifício do pensamento, no qual há diferentes níveis encadeados de decisão.

Todo o problema operacional, no fundo, é o resultado de uma decisão filosófica tomada muito antes, que agora está sendo testada.

Assim, a Filosofia NÃO É um espaço de conversa jogada fora, mas respostas que são fornecidas num determinado momento, que têm consequências mais adiante.

Quanto mais eficaz são as Respostas Filosóficas e depois Teóricas, Metodológicas e Operacionais mais uma pessoa ou um grupo terá melhor qualidade de vida e vice-versa.

O que está se falando aqui, portanto, é de uma Filosofia Aplicada, voltada para a sobrevivência, vertical, operacional, que nos ajuda a viver melhor.

O resto que existe por aí é MIMIMI.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat