Feed on
Posts
Comments

 

“Uma nova verdade científica não triunfa porque os que se opunham a ela veem a luz e saem convencidos, mas porque eles acabam morrendo e surge uma nova geração mais familiarizada com ela.”Thomas Kuhn.

Ciência, seja ela qual for, estuda fenômenos. Basicamente, a sua essência (o que é e o que não é?) e as respectivas mutações (quais são os fatores causantes, detonantes e consequentes?) para chegar ao “como agir?” diante deles (o fator atuante).

As Ciências Sociais, aquelas que analisam fenômenos humanos, estão em crise diante da Revolução Midiática Civilizacional Digital – o que nosso Titio Thomas Kuhn conceituou de Anomalia Científica.

A Revolução Midiática Civilizacional Digital tem demonstrado que o Sapiens vive mudanças profundas, a partir da chegada de novas mídias – E ISSO NÃO ESTAVA PREVISTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS!!!

Vivemos hoje, saibam disso, a maior crise paradigmática das Ciências Sociais, desde que começamos a teorizar sobre a sociedade.

Note que a Administração e os Negócios fazem parte do que podemos chamar do grande escopo das Ciência Sociais (todos os fenômenos criados pela nossa própria espécie).

A inusitada e disruptiva Revolução Midiática Civilizacional Digital abriu uma crise profunda nas Ciências Sociais, aonde, entre outras, está a Ciência da Administração.

A Ciência da Administração não tinha no seu escopo filosófico/teórico – até aqui – o papel que exerce a mídia nos Modelos Administrativos de plantão.

As mídias (tecnologias responsáveis pela interação humana) são uma espécie de “placa-mãe”, um “DNA social”, que organiza a sociedade humana e os respectivos modelos administrativos.

Quando surgem novas mídias na sociedade, temos a possibilidade de criar novos modelos, baseados em um novo DNA Administrativo.

NÃO podemos dizer que as atuais Organizações Uberizadas são apenas novos modelos de negócios, são também, mas são, PRINCIPALMENTE, NOVOS MODELOS ADMINISTRATIVOS.

Os Ubers têm um DNA Administrativo diferente, pois, por causa das novas possibilidades midiáticas, têm uma nova forma de comando e controle dos processos.

Os Ubers podem ser chamados de Curadoria (novo DNA Administrativo) e o que se pratica hoje no mercado é Gestão (o conhecido DNA Administrativo).

Se você plantar um “pé de gestão” nunca vai nascer uma “árvore uberizada“, pois são DNAs administrativos diferentes!!!

Anote:  as bases estruturantes da formação em administração dos atuais gestores – por causa do atual fenômeno Digital – ficou obsoleta!!!

Vou “desenhar”:  que você aprendeu até aqui nos cursos de administração – que continuam sem fazer a revisão necessária – não vai te ajudar a agir no futuro!

Para fazer uma camiseta: as teorias estruturantes da Ciência da Administração ficaram obsoletas diante da Revolução Digital!

Os Modelos de Administração que praticamos são filhos das mídias e não os pais. Quando mudam as mídias, temos um novo DNA Administrativo, que é diferente do anterior.

É preciso uma revisão completa das Teorias Estruturantes da Administração, pois estamos assistindo a maior revolução administrativa da história do Sapiens – e as pessoas não estão conseguindo enxergar.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

Leave a Reply

WhatsApp chat