Feed on
Posts
Comments

“A ciência é a aquisição de conhecimento mais confiável sobre o mundo.” Jared Diamond.

O Futuro não é em si um problema para o ser humano. O problema é que precisamos tomar muitas decisões em função dele.

Quanto mais uma pessoa ou grupo de pessoa “deixar a vida o levar” (Alta Taxa de Zecapagodismo), menos se preocupará em analisar o futuro e vice-versa.

O Futurismo é uma Ferramenta Científica que procura criar regras de análise para gerar cenários, que possam colaborar com decisões de mais qualidade.

O objetivo do Futurismo (caixa alta) não é, em absoluto, prever fatos, mas ir desvendando padrões e apontar micro, meso e macrotendências.

O Futurismo entrega tendências (micro, meso e macro) para que pessoas e grupos possam evitar riscos e se aproveitar de oportunidades.

A sociedade humana tem dois tipos de fenômenos, que modificam seu futuro: as conjunturais (com impacto de micro e médio prazo) e as estruturais (de longo).

As mudanças conjunturais são mais corriqueiras e mais estudadas, pois são percebidas de forma mais fácil pelas pessoas.

As mudanças estruturais são mais raras e menos estudadas, pois são percebidas de forma mais difícil pelas pessoas.

Vivemos neste início de século uma profunda crise das decisões, pois vivemos o início de uma Revolução Midiática Civilizacional – fenômeno estrutural muito pouco estudado.

Podemos afirmar, aliás, que uma Revolução Midiática Civilizacional é o Fenômeno Social Endógeno (criado por nós) com mais impacto de todos que o Sapiens pode experimentar.

Assim, temos um grande paradoxo neste início de século: estamos vivendo uma Revolução Midiática – fenômeno mais impactante da espécie – e sobre ele sabemos muito pouco ou quase nada.

O Futurismo que está se praticando no mercado é para Fenômenos Conjunturais com impactos de curto e médio prazo, ignorando as alterações estruturais, que estamos assistindo.

O Futurismo (caixa alta) precisa alertar a seus clientes dos diferentes tipos de tendências, sempre começando pela maior (de longo prazo) e seus impactos nas menores (de curto e médio).

Um Futurismo de qualidade (que consiga perceber as mudanças estruturais de forma consistente) passa a ser o principal diferencial competitivo para pessoas e grupos.

O mercado hoje está consumindo um Futurismo de baixa qualidade e, por causa disso, tem tomado decisões na mesma proporção.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat