Feed on
Posts
Comments

“O século XXI será uma época maravilhosa para se viver.” Matt Ridley.

Quais são os índices sociais que fazem a diferença para podermos dizer que o futuro será melhor ou pior? Que teremos mais ou menos prosperidade?

Matt Ridley no livro “O Otimista Racional” tem uma teoria eficaz, da qual eu compartilho: quanto mais trocas houver entre os Sapiens, mais haverá prosperidade e vice-versa.

O que Ridley defende é o seguinte: quando determinado grupo de Sapiens, por motivos ideológicos ou tecnológicos, consegue aumentar o índice de trocas, a taxa de prosperidade aumenta.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais, como a que estamos vivendo agora, permitem o aumento das trocas, de Inteligência Coletiva da sociedade.

A comparação com o passado nos mostra que nestes momentos de aumento da Taxa de Inteligência Coletiva há a ampliação da taxa de interação humana, que nos leva ao aumento da taxa de inovação e de criatividade ideológica e tecnológica.

As mídias têm limitações na capacidade de permitir interações entre as pessoas. Quando estas limitações são quebradas – pela chegada e massificação de novas mídias – temos o aumento da taxa de interação e, por sua vez, da prosperidade.

Podemos chamar estes período pós- Revoluções Midiáticas de Renascenças Civilizacionais, nos quais se abre um novo ciclo de Interação Humana, aumentando exponencialmente a Inteligência Coletiva.

Muitos dirão que vivemos hoje uma verdadeira “Bagunça Civilizacional”, mas é um momento de adaptação entre uma Velha Ordem Informacional Organizacional e a Nova.

Muitos questionam essa visão otimista de Ridley (da qual compartilho), pois permanecem com uma análise conjuntural (mais baseada em percepções do que em comparações históricas) sobre a sociedade num momento de profunda mudança estrutural.

As pessoas, quando se defende um prognóstico otimista para este novo século, dizem que não “estou vendo ou sentindo isso”. Porém, mudanças estruturais da civilização devem ser analisadas na comparação histórica, com fenômenos similares do passado.

O Século XX, por exemplo, foi um período difícil para a espécie com dois fenômenos estruturais que geraram muito sofrimento: o aumento populacional e em paralelo mídias concentradas, que reduziram a Taxa de Interação.

O Século XXI mantém a taxa de aumento populacional, porém com mídias descentralizadas e distribuídas, gerando esse boom inovador, que todos estão assistindo.

Não será, assim, a mídia que irá aumentar a taxa de prosperidade, mas o aumento exponencial da Inteligência Coletiva, que vai gerar mais e mais Ordens Espontâneas, com soluções de problemas vindo de baixo para cima.

É o aumento radical de interação humana – fruto da chegada do Digital – que vai nos levar a minimizar uma série de problemas, que, até então, não tinham saída, através da criação e disseminação de novas ideologias e tecnologias.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat