Feed on
Posts
Comments

 

É claro que não se poderia esperar que o cortador de gelo inventasse o refrigerador.Thomas Kuhn.

Nem todo mundo tem a mesma dificuldade ou facilidade para mudar.

Podemos dividir as pessoas diante das mudanças em dois grandes grupos: os “mudançofóbicos” (que detestam) e os “mudancistas” (que adoram).

Os mudançofóbicos são aqueles que apreciam mais a estabilidade, a normalidade e as rotinas repetidas. Os mudancistas são aqueles que apreciam mais a instabilidade, a anormalidade e as rotinas criativas.

Obviamente, que existem vários tipos de mudança. Tem gente que pode não gostar de NENHUMA mudança na rotina do trabalho, mas adorar viajar para lugares diferentes e vice-versa.

Um dos principais problemas de projetos de inovação é justamente este: a escolha inadequada dos perfis em relação às mudanças para “tocar” o projeto.

Quanto mais disruptivo for um projeto de inovação, menos pode haver mudançofobia e mais tem que estar presente o espírito mudancista.

Mudançofóbicos são um verdadeiro “remédio” para rotinas repetitivas, que exigem que a pessoa faça todos os dias as mesmas coisas sem grandes invenções.

Mudançofóbicos são um verdadeiro “veneno” para projetos ou rotinas, que exigem que a pessoa modifique algo todos os dias.

Porém, vivemos hoje uma mudança no ritmo das mudanças. Mais gente no planeta demanda mais tecnologias. E quanto mais tecnologias houver na sociedade, mais instável será o ambiente social.

Hoje, com a chegada do Digital estamos vivendo uma mudança estrutural no ritmo das mudanças. Mesmo os Mudançofóbicos precisam aprender a mudar.

Apaixonados por mudanças têm tido mais facilidade nesse novo cenário e, por sua vez, o Mudançofóbicos mais dificuldade. Porém, ambos têm que se acostumar com o novo ritmo.

É preciso um esforço em várias áreas e de diferentes profissionais para dar apoio às pessoas para se adaptar a nova taxa de adaptabilidade.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat