Feed on
Posts
Comments

“A batalha dos filósofos é pela mente dos seres humanos”Ayn Rand.

Toda Tecnoespécie precisa de um ambiente filosófico para criar respostas estruturantes e respostas progressivas para aquilo que está aberto em sua trajetória.

Existem duas atividades filosóficas fundamentais:

  • Criar, Rever, Acrescentar e Reorganizar as perguntas filosóficas estruturais;
  • E, a partir do sistema filosófico escolhido, procurar apresentar respostas progressivas para cada uma delas.

O objetivo principal e fundamental da filosofia não é o estudo dos filósofos, mas daquilo que eles sugeriram para vivermos melhor.

É da qualidade do sistema filosófico e das respostas progressivas escolhidas que cada pessoa ou grupo poderá ter uma vida melhor, ou não.

A filosofia é o ponto de partida de uma vida melhor ou pior. Quanto menos você acreditar nisso, pior será a sua vida e vice-versa.

Quando temos momentos de crise de uma pessoa ou de um grupo pode apostar que as causas são as seguintes:

  • ignorância ou uso inadequado das perguntas filosóficas estruturais;
  • ignorância ou uso indevido das respostas filosóficas progressivas.

Em geral, nos momentos de crise se sobressai o que podemos chamar de Filosofia Horizontal, que vê a filosofia como um fim em si mesmo.

Na Filosofia Horizontal, o importante é falar da filosofia como se ela tivesse importância nela mesma.

A Filosofia Horizontal se assemelha a um açougueiro que passa décadas afiando uma faca e não usa na carne para não perder o fio.

A Filosofia Horizontal esquece que a Filosofia foi criada, desde o início, exclusivamente e unicamente para melhorar a vida das pessoas. TODO O RESTO NÃO INTERESSA!

Nos momentos de renascença, saída das crises, há um resgate do que podemos chamar de Filosofia Vertical, utilizada como ferramenta de melhoria da qualidade de vida.

Na Filosofia Vertical, o importante é usar a filosofia para melhorar a vida das pessoas, trazendo a Filosofia de onde nunca deveria ter saído.

Na Filosofia Horizontal, a filosofia passa a ser o cachorro e não o rabo. Na Vertical, ela volta para o ponto original, sendo o rabo (uma ferramenta) e não o cachorro.

Obviamente, que há um espaço na sociedade para que se discuta a filosofia como filosofia para que se possa ter dados e informações para uso na Filosofia Vertical.

Porém, a filosofia não deve ser uma disciplina decoreba para fazer uma prova, mas algo fundamental para que as pessoas tenham consciência das diferentes encruzilhadas e estradas que podem escolher.

Porém, podemos dizer o que seguinte em termos de taxas, durante as crises civilizacionais:

  • a taxa da Filosofia Horizontal tende a crescer muito nas crises e vice-versa;
  • e a taxa da Filosofia Vertical tende a diminuir muito nas crises e vice-versa.

Hoje, vemos o aumento da taxa da Filosofia Vertical em função do início da renascença civilizacional trazida pelo digital.

É isso, que dizes?

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat