Feed on
Posts
Comments

Se queres conhecer o futuro, estuda o passado.” – Confúcio ( 552 a.c e 489 a.c).

Quando analisamos determinado fenômeno, é preciso, antes de tudo, entender quais são seus Ciclos de Recorrência.

Cometas passam próximos da terra de séculos em séculos, assim como eclipses, que não ocorrem todos os dias. São exemplos de Ciclos de Recorrência Longos.

O nascimento do sol ou a mudança de fases da lua são exemplos típicos de Ciclos de Recorrência Curtos.

Assim, o primeiro passo quando vamos analisar qualquer fenômeno é definir qual é Ciclo de Recorrência do mesmo: curto ou longo?

O principal erro de análise sobre o mundo digital é justamente este: 99% dos analistas sobre o tema interpreta que é um Ciclo de Recorrência Curto, quando, na verdade é Longo.

O Fator Detonante do Mundo Digital é caracterizado pela chegada e massificação de novas mídias, que é um Fenômeno Social de Ciclo de Recorrência Longo.

Mídias não se alteram todos os dias. E para que possamos entender as causas e as consequência da chegada delas é preciso sair da micro e caminhar para a macro história.

Além disso, as mídias fazem parte do DNA da nossa espécie. São as próteses tecnológicas, que utilizamos para definir o nosso Macro Modelo de Comunicação.

A Antropologia, assim, se torna a melhor ferramenta para entender o digital por dois motivos: permite o estudo da macro história e tem o sapiens como foco.

Optamos na Bimodais de criar a nova ciência Antropologia da Sobrevivência, que permite analisar o Digital na dimensão necessária.

Sem essa visão macro do Digital,  sempre tendemos a analisar apenas os sintomas e nunca as causas e consequências: muita sombra e pouca luz.

É isso, que dizes?

Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:

https://sun.eduzz.com/377798

Entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”

O caminho de afiliação é este:

https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798

Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio,  Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com

 

Leave a Reply

WhatsApp chat