Feed on
Posts
Comments

Estamos lendo na Escola Bimodal o livro “Colapso” de Jared Diamond.

O livro “Colapso” de Diamond analisa e procura entender por que diversas civilizações isoladas do passado viveram grandes crises e muitas foram extintas.

Podemos dizer que nas civilizações do passado tivemos : surgimento de ambiente social, político e econômico mais sofisticado, que permitiu aumento populacional e, na sequência, incapacidade de administrar a nova complexidade demográfica.

A sobrevivência humana, diferente da dos outros animais, é feita de escolhas (conscientes ou inconscientes), que podem resultar em melhoria ou piora da qualidade de vida de cada pessoa ou dos grupos.

A sobrevivência de uma tecnoespécie como a nossa tem como característica um espiral adaptativo, no qual o aumento populacional é o fator da maior parte das crises.

Quanto mais gente houver no planeta, mais sofisticadas terão que ser as sociedades.

No passado, lemos isso no livro “Colapso” de Diamond, as civilizações isoladas não conseguiram sofisticar o ambiente social para enfrentar principalmente booms demográficos.

Hoje, a grande vantagem do mundo globalizado, interdependente e conectado é que temos um inusitado aprendizado constante na forma de pensar e agir.

Hoje, temos saídas criativas para a atual Complexidade Demográfica de oito bilhões de sapiens, que estão sendo testadas e propostas num determinado lugar, que rapidamente são adotadas em outros.

Os colapsos do passado ocorreram, pois as Civilizações Isoladas não tiveram capacidade de resolver determinados impasses com o seu próprio repertório.

Hoje, temos enorme dever de casa pela frente: criar civilização mais sofisticada, através de melhorias, pela ordem: do sistema filosófico, metodológico/tecnológico e, por fim, operacional.

Temos sim a pesada herança produtiva de oito bilhões de sapiens, mas, por outro lado, a chance de surgir um exército de inovadores de todos os tipos para solucioná-la.

A macro história demonstra que o aumento das trocas criativas, via novas mídias, favorece muito o surgimento, como já ocorre, de uma grande onda renascentista.

O pior já passou (principalmente o século passado). O futuro promete ser muito melhor.

É isso, que dizes?

Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:

https://sun.eduzz.com/377798

Entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”

O caminho de afiliação é este:

https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798

Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio,  Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com

 

Leave a Reply

WhatsApp chat