Feed on
Posts
Comments

 

Com a chegada do Digital o Sapiens, começou , pela primeira vez, a experimentar organizações baseadas no modelo de administração das formigas.

Formigas não têm comando central, pois o número de membros do formigueiro demanda um modelo “bottom up” (de baixo para cima) e não “top down” (de cima para baixo).

O macro modelo de administração que praticávamos até aqui era baseado nos limites das linguagens oral e escrita, que obrigam a coordenação de algum tipo de “líder-alfa intermediador”.

Ao longo dos últimos séculos, sem dúvida, aprimoramos bastante o atual macro modelo de administração oral e escrito, mas ele bateu “no muro” da complexidade demográfica.

Podemos dizer que tivemos que chegar à marca de 8 bilhões de habitantes para começar a experimentar um modelo de administração disruptivo, baseado no das formigas.

O antigo modelo de intermediação oral e escrito, que ficou obsoleto, tornava os processos mais lentos e caros.

O grande impasse, com a chegada de oito bilhões de Sapiens, é o de garantir serviços e produtos de qualidade para grande quantidade.

O macro modelo administrativo oral e escrito torna impossível a qualidade de massa, pois são linguagens que têm decodificação complexa, o que nos obriga a presença de um intermediador.

A Civilização 2.0 introduz a Linguagem dos Rastros (similar a das formigas), de baixa complexidade, que permite que cada pessoa possa decidir sem os antigos intermediadores centrais.

O uso criativo da nova linguagem dos rastros para a solução de todo o tipo de problemas é a grande macrotendência administrativa dos próximos séculos.

Por causa disso, o principal problema que temos pela frente é o seguinte: o novo modelo questiona uma série de privilégios e interesses consolidados, que irão resistir fortemente.

Não vivemos hoje o momento Vuca, nem Bani, mas um Bimodal: dois modelos administrativos disruptivamente distintos, competindo um com o outro.

É isso, que dizes?

Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:

https://sun.eduzz.com/377798

Entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”

O caminho de afiliação é este:

https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798

Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio,  Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com

Leave a Reply

WhatsApp chat