Feed on
Posts
Comments

 

Se compararmos o século atual com o passado, estamos no lucro. Não tivemos ainda uma guerra mundial, como nas duas primeiras décadas do século XX, apesar de termos hoje muito mais habitantes.

A Antropologia da Sobrevivência, nova ciência social, nos ajuda a entender determinados padrões de uma Tecnoespécie, que estavam nublados até aquele momento.

Antes de tudo, o Sapiens é a espécie mais mutante do planeta, com o destino em aberto, pois pode criar novas tecnologias e, a partir delas, novas formas de organização.

Uma Tecnoespécie é a única também que pode aumentar o tamanho da população, porém, por causa disso, se vê obrigada a reinventar a forma de se comunicar e se organizar.

O que ocorreu no século passado foram dois efeitos combinados: o gradual aumento populacional, que se iniciou em 1800, e a chegada de uma mídia centralizadora (meios eletrônicos de massa).

O que tivemos foi o início do fim de uma Era Civilizacional, iniciado com a prensa em 1450, com uma rápida e radical concentração de poder com resultados trágicos para a espécie.

Uma Tecnoespécie vive ciclos em espiral, que se iniciam com novas mídias descentralizadoras, a criação de modelos de comunicação e organização mais sofisticados, seguidos de aumento populacional, obsolescência e, de novo, novas mídias.

O século passado marcou o momento de obsolescência do modelo, que agora tem a chance de se reinventar, a partir das novas Tecnopossibilidades abertas pela Internet.

Os pessimistas de plantão, em geral interessados em manter o status quo atual, que me desculpem, mas vivemos hoje um momento de renascimento.

Hoje, temos um exército de novas pessoas participando ativamente da vida política, lendo, se informando, questionando, debatendo, trocando e isso, ao contrário do que se diz, é muito positivo.

Os momentos mais violentos da história humana foram marcados não pelo intenso diálogo, mas pelo silêncio e aceitação. Estamos reiniciando. O grande reset já ocorreu e foi feito de forma descentralizada.

É isso, que dizes?

Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:

https://sun.eduzz.com/377798

Entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”

O caminho de afiliação é este:

https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798

Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio,  Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com

 

Leave a Reply

WhatsApp chat