Feed on
Posts
Comments

Marshall McLuhan (1911 – 80) é a “chave mestra” para conseguir abrir a caixa preta do novo século.

É de MacLuhan duas frases esclarecedoras: “O meio é a mensagem” e “O homem cria a tecnologia e esta recria o sapiens“.

Ao ser questionado sobre a enigmática frase “O meio é a mensagem” ele respondeu: “Independente do canal da televisão que você assiste, o ato de assistir a TV está alterando a sua mente“.

O ambiente político não é puro, mas um tecnoambiente, praticamos, desde os tempos da caverna uma Tecnopolítica!

Os ambientes midiáticos mudam no tempo e tais alterações abrem espaço para que novos modelos Tecnopolíticos sejam propostos e experimentados.

Podemos dizer que as mídias definem a hierarquia das relações sociais e estas acabam influenciando fortemente o fazer político.

O século passado foi extremamente vertical, pois tivemos mídias com esta hierarquia (rádio e televisão).

Assim, como depois da Idade Média tivemos um movimento renascentista, com a chegada da prensa – uma mídia mais descentralizada.

Há três fatores com a chegada das novas mídias que influenciam diretamente as mudanças políticas: mudanças na mente, na forma de se informar e de interagir com as outras pessoas.

A mudança na mente, a partir das novas mídias, pode, dependendo da hierarquia da mesma, aumentar ou reduzir a taxa de aceitação à verticalização política.

Note que em todos os regimes centralizadores há claramente o forte controle das mídias, com um radical aumento da taxa de verticalização.

Outro fator relevante relação mídia com política é o aumento ou redução das fontes da informação disponível. Quanto mais fontes houver, melhor será, no tempo, a capacidade de decidir de cada pessoa.

Por fim, outro fator relevante na relação mídia com política é o aumento ou redução das interações disponíveis. Quanto mais houver capacidade de interagir, mais haverá coesão social entre grupo de interesse.

Acho muita graça das profecias catastróficas sobre um futuro totalitário, pois a história nos mostra que depois de mídias descentralizadoras vêm renascimento e não fechamento.

Quem define o tipo de regime político que será implantado é o grau de maturidade política do conjunto de pessoas, que aceita, ou não, determinados caminhos.

Apesar do aparente caos deste início do século, o renascimento político está apenas começando e mostrará sua força ao longo das próximas gerações.

É isso, que dizes?

Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:

https://sun.eduzz.com/377798

Entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”

O caminho de afiliação é este:

https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798

Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio,  Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com

 

Leave a Reply

WhatsApp chat