Feed on
Posts
Comments

 

Não há faz muito tempo que o Sapiens passou de Civilizações isoladas para uma Civilização Global. Aumentamos radicalmente a taxa de interdependência da espécie.

No passado, diversas Civilização entraram em colapso, pois não conseguiram se reinventar, através de um fenômeno denominado Descentralização Progressiva.

Tecnoespécies, a nossa e outra qualquer que exista no universo, podem, por causa das tecnologias, aumentar o tamanho populacional, mas precisam descentralizar decisões.

O aumento continuado do número de habitantes gera um fenômeno denominado Complexidade Demográfica Progressiva.

Se analisarmos a macro história, iremos observar que a única forma sustentável de lidar com a Complexidade Demográfica Progressiva é a Descentralização Progressiva.

E há algo importante para aprender sobre a nossa Tecnoespécie. Nós não somos um exército que caminha todo mundo para uma mesma direção, ao mesmo tempo.

A Descentralização Progressiva ocorre por fases e por etapas, a partir da chegada de mídias mais sofisticadas, que nos permitem reintermediar processos decisórios.

A Civilização Global cria organizações, que são limitadas pelas mídias disponíveis. E, com o aumento populacional, vão lentamente se tornando obsoletas.

As organizações operam no modelo de intermediação que as mídias permitem. Com o aumento populacional, o modelo de intermediação perde qualidade.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais, nada mais são do que a possibilidade que se abre para nossa Tecnoespécie experimentar modelos de intermediação mais sofisticados.

A Reintermediação Progressiva é um processo de, gradualmente, a partir de Tecnopossibilidades, ir transferindo decisões do antigo centro para as pontas.

Desde a chegada da Internet, em três etapas (digitalização, uberização e blockchenização) já iniciamos o processo de Reintermediação Progressiva.

Toda a briga política do novo século se dará entre os representantes do antigo modelo de intermediação para os novos, como foi na clássica contenda Uber x Táxis.

Vivemos hoje algo parecido ao final da Idade Média, quando chegou a Prensa, na briga entre a intermediação mais centralizada da Monarquia Absolutista x República.

Independente, quando, onde, quanto tempo, de que forma, a Reintermediação Progressiva será o movimento mais inovador do novo século.

O cidadão/consumidor está ganhando cada vez mais poder e os ambientes políticos futuros terão que atender a esse novo perfil.

É isso, que dizes?

Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:

 

https://sun.eduzz.com/377798

Pelo mesmo caminho, entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”

 

O caminho de afiliação é este:

https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798

 

Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio,  Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com

 

Leave a Reply

WhatsApp chat