Feed on
Posts
Comments

Uma das principais descobertas da Antropologia da Sobrevivência é o estranho, inusitado e desconhecido fenômeno da Descentralização Progressiva.

A Descentralização Progressiva é uma tendência espontânea do Sapiens só percebida ao longo da Macro História.

O Sapiens é a única espécie do planeta que cresce demograficamente por causa da sua capacidade de se reinventar.

O Sapiens tem a capacidade de recriar a forma com se organiza e, por causa disso, pode manter vivo um número cada vez maior de membros.

O Crescimento Demográfico Progressivo, entretanto, é um fator gerador de cada vez mais complexidade produtiva.

Temos dois tipos de complexidade produtiva: a objetiva (para a sobrevivência) e a subjetiva (para a existência).

O aumento gradativo da Complexidade Produtiva gera a demanda da descentralização em duas direções: primeiro, a operacional e depois a gerencial.

O aumento demográfico nos OBRIGA a ter que descentralizar a operação e as decisões para que possamos sobreviver e viver melhor.

A macrotendência em direção à Descentralização Progressiva, entretanto, não é contínuo, regular e nem uniforme.

O Século Passado, por exemplo, foi um período centralizador, pois tivemos aumento demográfico, porém sem novas mídias descentralizadoras.

O atual século, ao contrário, já está sendo um século descentralizador, com a chegada do Digital.

A Descentralização Progressiva, entretanto, é uma tendência obrigatória para melhorar a qualidade de vida, mas é uma escolha de cada pessoa, organização, país e região.

Todas as Zonas de Atração do novo século serão mais descentralizadas, se beneficiando das novas possibilidades do digital e vice-versa.

A Descentralização Progressiva é uma das grandes novidades das novas pesquisas sobre o sapiens, só possível de ser percebida, quando estudamos movimentos macro históricos, como são as revoluções de mídia.

É isso, que dizes?

O tema da Descentralização Progressiva faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse o Gilson  sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat