Feed on
Posts
Comments

O documentário “Dilema das redes” do Netflix tem o objetivo de mostrar o “outro lado da moeda” do mundo digital.

Escolhe, para isso, pessoas que trabalharam no meio e que estão, de alguma forma, desiludidas com alguns aspectos desse novo cenário.

É fato: toda tecnologia que se massifica, por escolha do consumidor, trás consigo não só novas soluções, mas novos problemas.

Imaginemos analisar o “outro lado da moeda” após a chegada do automóvel no século passado: atropelamentos, mortes no trânsito, poluição.

Quando se quer analisar os efeitos negativos de uma nova tecnologia, antes de tudo, é preciso deixar claro, muito claro, os efeitos positivos da mesma.

Quando se quer analisar os efeitos negativos de uma nova tecnologia, é preciso deixar claro se é um problema conjuntural do início do uso ou permanente da mesma.

Ninguém que analisa o digital, nem os mais otimistas, deixa de ver problemas. A questão é como se aborda tais questões.

O documentário “Dilema das Redes” apela para um Tecnofobismo que existe na sociedade, que considera que o mundo está ficando cada vez pior com cada vez mais tecnologias.

Note que o mundo digital não pode ser comparado com ele mesmo, mas com o mundo do rádio e da televisão, muito mais centralizado.

Se compararmos com o passado, o início de uma Revolução Midiática é sempre muito caótica mesmo, pois “pega” a sociedade não preparada para mudar a “placa-mãe”.

A meu ver, o documentário “Dilema das Redes” alimenta setores da sociedade que estão doidos para controlar a internet.

O atual estágio do mundo digital é passageiro, está muito concentrado, na fase inicial, e os atuais problemas serão minimizados com a chegada da Blockchenização.

Um mundo de oito bilhões de sapiens precisa de uma ambiente midiático mais distribuído. Levaremos, sem dúvida, algum tempo para nos acostumarmos com ele.

É isso, que dizes?

O tema dos efeitos positivos e negativos do digital faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que diz a Claudia sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

 

Leave a Reply

WhatsApp chat