Feed on
Posts
Comments

Vaidade – valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros.

A vaidade não é algo negativo. O que é negativo é a vaidade em excesso ou a falta de vaidade.

Quando falamos do mundo dos negócios, estamos falando da vaidade profissional, que é diferente da vaidade física.

A vaidade profissional pede algum tipo de reconhecimento de alguém de que você está realizando bem a suas atividades.

Nas Organizações Tradicionais, o reconhecimento profissional é vertical. Podemos dizer que vivemos hoje a Vaidade Profissional Vertical, Centralizada.

Na Vaidade Profissional Vertical você será reconhecido pelo seu superior e não diretamente pelo cliente.

Na Vaidade Profissional Vertical todo o esforço subjetivo da pessoa tem o superior como referência.

Num mundo uberizado, teremos uma mudança radical na Vaidade Profissional: você precisa ser reconhecido pelo consumidor e não mais pelo seu superior.

Num mundo uberizado, o seu reconhecimento será medido por um índice, na qual a sua reputação, via curtições e estrelas, estará exposta ao mundo.

Num mundo uberizado a sua vaidade profissional estará num ambiente muito mais objetivo, será muito mais horizontal e transparente.

Podemos dizer que a Vaidade Profissional Uberizada terá muito menos chance de “viajar na maionese”, pois é o cliente que avaliará “na cara” teu desempenho.

Do ponto de vista psicológico, a Vaidade Profissional Uberizada será quase que um Rivotril diário para que você não vá aos extremos.

É isso, que dizes?

O tema da preparação do Sapiens para viver nesse novo mundo digital faz parte dos diálogos da QUARTA IMERSÃO em Futurismo Competitivo Bimodal. Veja o que diz a Claudia Riecken:

Vem tomar a pílula vermelha!
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Estarei debatendo esse tema da Vaidade, amanhã, quinta:

 

Leave a Reply

WhatsApp chat