Feed on
Posts
Comments

A principal crise que temos neste novo século é a demográfica.

Tivemos o maior salto da história do sapiens de um para sete bilhões em 200 anos.

É um salto de 3 bilhões de pratos de comida diário para 21 bilhões em dois séculos.

Aumentos demográficos causam escassez, pois é cada vez mais gente precisando de mais produtos e serviços, em um tempo relativamente pequeno em termos de humanidade.

A crise deste novo século vem daí: todo o ambiente social foi concebido para uma complexidade mais baixa.

O que precisamos entender que somos a única espécie do planeta que tem um Macro Modelo de Sobrevivência Mutante.

E é exatamente por termos um Macro Modelo de Sobrevivência Mutante, que podemos crescer demograficamente.

Macro Modelos de Sobrevivência são atualizados de forma incremental, ao longo do tempo e de forma radical ou disruptiva apenas com a chegada de nova mídia.

As mídias são a placa-mãe dos Macro Modelos de Sobrevivência.

O objetivo do que podemos chamar de Revoluções Civilizacionais (chegada de novo Macro Modelo de Sobrevivência) é ajudar a resolver o problema cada vez mais agudo de Escassez Básica (para várias regiões do planeta) e de Personalização (para todas elas).

Note que o problema da Escassez Básica acaba sendo resolvido, de alguma maneira, no antigo Macro Modelo de Sobrevivência, mas há necessidade de massificação de produtos e serviços.

Se abre mão da personalização para a solução massificada.

O principal problema da Crise Demográfica é justamente a Escassez, de maneira geral em várias regiões do planeta, e, no geral, em todas elas, da Escassez da Personalização.

O antigo Macro Modelo de Sobrevivência Analógico, pré-Digital, gerou profunda crise de qualidade na quantidade.

  • A nova mídia, com os novos canais, quebra as barreiras de tempo e lugar, permitindo mais interação informacional, através da digitalização;
  • A nova mídia, com a nova linguagem, aumenta a taxa de confiança entre desconhecidos, permitindo mais interação comercial, através da uberização.

A grande demanda do sapiens com atual Revolução Civilizacional é resolver o problema da Escassez Básica de maneira geral em várias partes do planeta e da Escassez da Personalização em todas elas.

O que as pessoas querem da Revolução Civilizacional Digital é resolver o problema da quantidade com qualidade e a qualidade na quantidade.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/

Leave a Reply

WhatsApp chat