Feed on
Posts
Comments

É bem comum se dizer que agora com a Internet cada pessoa vive em uma bolha informacional, que há um radicalismo maior por causa disso.

Questiono ambos os argumentos.

Vejamos.

Todo ser humano vive dentro de uma bolha informacional, ontem, hoje e sempre.

A bolha informacional será mediada fortemente pela mídia de plantão. Estamos saindo das bolhas informacionais das mídias de massa, que se consolidaram ao longo de décadas.

E estamos cada vez mais na bolha informacional mediada pelas mídias digitais, que estão ainda na sua fase inicial.

Obviamente, que temos neste caso dois problemas:

  • a imaturidade tecnológica/operacional das novas mídias;
  • a imaturidade informacional dos usuários.

Em ambos os casos há uma tendência a um aperfeiçoamento, no qual cada vez mais o usuário poderá interferir na sua bolha para filtrar o tipo de informação que deseja, bem como terá que ser mais preparado pelas organizações de ensino, já no nível fundamental, para viver numa sociedade de informação não mais escassa, mais mais abundante.

Fazer o seu próprio filtro não significa que não haja espaço para receber sugestões de ideias contrárias ou diferentes das deles. Isso pode fazer parte das opções do próprio algorítimo.

Cada pessoa terá que ter uma espécie de personal filtrador, com o qual você terá que “conversar” e ajustar sua bolha todos os dias.

No outro aspecto, do ponto de vista do aumento da radicalização, principalmente politica, quando analisamos o passado, percebemos que novas mídias inauguram novas civilizações.

E esse tipo de embate velho versus novo faz parte do pacote.

Com a nova mídia, há um natural embate mais acirrado entre a civilização que foi ficando decadente e obsoleta por uma nova que vem substituir.

Assim, há um embate natural entre o velho (que não quer perder espaço) e o novo (que quer tomar).

Se analisarmos a chegada da mídia impressa, em 1450, veremos tais embates na polarização absolutismo/república, feudalismo/livre mercado, católicos/protestantes.

Tais embates não foram inventados pelas mídias, mas ocorreram por causa da nova civilização que é criada e acaba por “bater de frente” com a antiga.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos formandos da escola me disse  seguinte:

Leave a Reply

WhatsApp chat