Feed on
Posts
Comments

No debate que estamos fazendo no Grupo Educação Bimodal da Escola saiu essa pergunta do Flexa Ribeiro: “Como conciliar o que é incompatível?”.

Se entendermo que a Civilização 2.0 vem ocupando territórios e em luta em diversas fronteiras, podemos analisar o futuro no presente.

Na linha do John Naisbitt, que disse que o futuro é regional e não temporal.

No território ocupado pelo Uber na área de mobilidade, observamos que:

  • as organizações tradicionais tinham/tem um modelo de administração, que estavam estruturadas na Gestão – cuja forma de modelo de comando e controle da qualidade, pessoas, processo é baseada em líderes-alfas bem definidos;
  • as organizações uberizadas tem um NOVO modelo de administração, que estão estruturadas na Curadoria – cuja a forma de modelo de comando e controle da qualidade, pessoas, processo é baseada em lideranças contextuais distribuídas.

Podemos dizer que se uma organização tradicional da área de mobilidade continuar plantando a semente do comando e controle da Gestão – jamais vai nascer o Kiwi da Curadoria!

E isso vale para vários outros casos uberizados: Youtube x Globo/Neflix, AirbBn x Hotéis, Mercado Livre x shopping center.

Assim, o grande problema que temos nesta atual Revolução Midiática é a incompatibilidade entre modelos administrativos.

Uma organização tradicional não vai competir no novo mercado apenas com novas tecnologias – é preciso nova filosofia administrativa!

E este parece ser o maior desafio administrativo da história do sapiens: abandonar um modelo de comando e controle que funcionou durante milênios em período de tempo um curto.

O que a maior parte das organizações está fazendo é apostando todas as fichas que estamos diante de uma mudança tecnológica e não de filosofia.

Se o diagnóstico está correto – e as zonas de território ocupado têm demonstrado isso – é preciso compatibilizar o incompatível num ambiente bimodal.

Dois motores, duas áreas separadas, dois modelos administrativos: que que vai lentamente terminando e outro que vai ocupando cada vez mais espaço.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos formandos da escola me disse  seguinte:


Leave a Reply

WhatsApp chat