Feed on
Posts
Comments

Matrix é um filme australo-estadunidense de 1999, dos gêneros ação e ficção científica, dirigido por Lilly e Lana Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss.

A ideia de Matrix é de que existem dois mundos: um no qual vivemos e acreditamos ser a realidade. E outro, do lado de fora, quando se consegue ver Matrix de fora – algo muito mais próximo do que está ocorrendo, de fato.

Para sair da ilusão permanente, é preciso tomar uma pílula vermelha para iniciar um processo de desintoxicação, observação, compreensão e até retorno, mas já com a nova percepção.

Matrix pode ter diferentes interpretações e eu também tenho a minha.

A pílula vermelha – ponto de fuga – é a capacidade que temos de olhar para a nossa caixa de fora e entender com mais clareza como fomos formatados, o que é ainda válido e o que tem que ser descartado.

Gosto ainda de trazer Thomas Kuhn para nos ajudar a entender o filme.

Segundo o físico americano, ver mais o que falei dele aqui, nós olhamos para a realidade, a partir de determinadas premissas anteriores, que ele chamou de paradigma.

Paradigmas tem um prazo de validade.

Um tempo de duração, até que algo ocorra, como a chegada do Digital, que nos coloque em estado de Anomalia, pois a forma como pensávamos e agíamos fica obsoleta diante de novos fatos.

Sendo necessária uma mudança dos paradigmas estruturantes – geralmente filosóficos e teóricos para poder entender o mundo.

Gosto de brincar que nossa Escola Bimodal é a pílula vermelha para tirar as pessoas de Matrix – do mercado cujas premissas ficaram obsoletas.

Há uma demanda por rever a tal pílula vermelha na seguinte proposta:

  • nossa tecnoespécie cresce demograficamente;
  • por causa disso, precisamos criar novas mídias mais descentralizadas parra lidar melhor com a complexidade demográfica;
  • novas mídias mais descentralizadas, quando se massificam, alteram as bases com as quais os negócios e as organizações operam.

Enquanto não se toma a pílula vermelha se estará querendo competir dentro de Matrix, quando cada vez mais gente está saindo para fora.

É isso, que dizes?

Caso queira tomar nossa pílula vermelha é por aqui.
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos meus alunos me disse  seguinte:


Leave a Reply

WhatsApp chat