Feed on
Posts
Comments

Disse no Resumocast desta semana que há uma crise de paradigma filosófica no mercado.

As mídias não são neutras, são a placa-mãe da sociedade. Todo o resto são sistemas operacionais: economia, política, educação, arquitetura, psicologia, etc.

Marshall McLuhan, que estaria completando 108 anos esta semana, foi um filósofo que sugeriu uma alteração no topo do edifício do pensamento.

Ele criou a frase “o meio é a mensagem” que altera uma visão na área existencial da filosofia, na qual debatemos quem é o ser humano.

Ele afirma que somos uma tecnoespécie midiática, que quando a mídia muda, tudo na sociedade se altera, incluindo nosso cérebro.

Se a mídia é a placa-mãe da sociedade e tudo que vem depois é sistema operacional, faz-se necessário recomeçar os estudos das Ciências Sociais, onde estão os negócios e a administração.

Seria algo como Antes e Depois de McLuhan.

Se consideramos a mídia como condicionadora da sociedade, há uma mudança de 180 graus, por exemplo, na forma de se pensar a administração.

Só com essa mudança de paradigma, conseguimos entender que os Ubers são um novo modelo de administração e não mais um “negócio diferente”.

E se isso é fato as organizações têm que se preparar para viver num mundo em que temos dois modelos de administração diferentes e incompatíveis.

Ou se pensa antes ou depois de McLuhan.

É isso, que dizes?

Estes são os debates que temos feito na nossa escola.

Caso queira fazer algum curso é por aqui.
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos meus alunos me disse  seguinte:

Leave a Reply

WhatsApp chat