Feed on
Posts
Comments

De maneira geral, o mercado enxerga a necessidade de digitalizar, mas não de uberizar.

É natural.

Vivemos hoje uma Revolução Midiática da qual se entende muito pouco.

Revoluções Midiáticas vêm para equilibrar as forças das demandas com a das ofertas, através de profundas mudanças administrativas na sociedade.

Toda vez que temos Revoluções Midiáticas saímos de um ambiente administrativo de menos para mais sofisticação. Entenda sofisticação como descentralização de produtos e serviços, que provoca:

  • redução de custos;
  • personalização.

Revoluções Midiáticas permitem que possamos praticar novo modelo de comando e controle, reduzindo o poder central e aumentando o das pontas.

  • A digitalização consegue aumentar o poder dos usuários, quebrar barreiras de acesso no tempo e lugar. Está se digitalizando a Administração 2.0, a gestão, mas não se altera a forma de comando e controle – é a passagem da TV Globo para o Netflix;
  • A uberização, por outro lado, é a digitalização com alteração do modelo de comando e controle. Está se uberizando e criando a Administração 3.0, a Curadoria – é a passagem do Netflix para o Youtube.

A nova forma de comando e controle, que chamamos de Curadoria, consegue a redução de custo e a personalização e, por causa disso, cai nas graças do consumidor.

Entrega qualidade na quantidade e quantidade com qualidade, algo impossível no modelo de comando e controle antigo, no qual gerentes, supervisores, chefes tinham que carimbar todos os processos. E garantir a qualidade dos produtos e serviços, através da supervisão direta das pessoas.

Na Uberização, temos uma comunidade de consumo, que apoiada pela Linguagem dos Rastros (estrelas, cliques, comentários, compartilhamentos) e apoio de algorítimos – gerenciados pelos Curadores, consegue essa impossível façanha para os padrões administrativos antigos.

Muitos me perguntam:

A uberização vai dominar todo o mercado?

E hoje eu respondo: no longo prazo podemos dizer que bem provavelmente, mas no curto e médio o que promete é ocupar o lugar de locomotiva em cada setor, com mais ou menos velocidade.

Organizações uberizadas irão deixando para trás os vagões, que ainda ficam apenas tentando se digitalizar.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?

Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.

“Nepô, quero ser bimodal!”

Caso queira fazer algum curso é por aqui.
https://www.bimodais.com.br/pro

Veja o depoimento de um dos nossos alunos:


Leave a Reply

WhatsApp chat