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Podemos definir uma Revolução Midiática com a chegada de dois elementos:

  • Novos canais;
  • Nova Linguagem.

Vejamos:

  • A Oralidade trouxe novos canais e linguagem;
  • A Escrita trouxe novos canais e linguagem;
  • O Digital traz novos canais e linguagem.

A Escrita Impressa é uma Evolução da Escrita Manuscrita, pois introduz apenas um novo canal, mas não uma nova linguagem.

O novo canal permite a multiplicação da escrita, tornando-a popular o que até aquele momento não o era.

Não podemos chamar a chegada da Escrita Impressa como Revolução, mas foi uma Evolução com forte impacto, pois massificou algo que já existia.

Por isso, podemos chamar a Escrita Impressa, pela mesma lógica de hoje, de Escrita 2.0.

Quando analisamos a chegada do Rádio e da Televisão não podemos dizer que tivemos uma Revolução, pois temos novos canais, mas a mesma linguagem que já era utilizada antes: a oralidade.

Houve uma verticalização da oralidade.

Foi uma Evolução Midiática Centralizadora, como a Escrita Impressa foi uma Evolução Midiática Descentralizadora.

Para chamarmos de Revolução é preciso que tenhamos dois movimentos em paralelo o surgimento de novos canais e linguagem.

Quando surgem potencializam a capacidade do ser humano em sofisticar os ambientes de comunicação e depois da administração em direção à descentralização.

O interessante de observar sobre a Evolução Midiática Centralizadora, com toda a violência que causou no século passado, foi provocada pelo maior pico demográfico que tivemos.

A rapidez do crescimento gerou a demanda urgente pela Centralização geral, incluindo das mídias.

Só agora com a Revolução Midiática Digital (que tem novos canais e linguagem) podemos viver uma Revolução e fazer o devido ajuste entre complexidade demográfica e modelos comunicacional-organizacional compatível.

É isso, que dizes?

O tema é objeto de debate da Comunidade de Aprendizado e Desintoxicação Bimodal, no nível Master 5, o topo da formação, quando discutimos temas de ponta do Futurismo Competitivo.

Quer fazer parte?

Por aqui.

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