Feed on
Posts
Comments


A palavra liderança significa hoje para o meu Google o seguinte:

  1. função, posição, caráter de líder.
  2. espírito de chefia; autoridade, ascendência.

E eu diria, na minha definição, é “aquele que sabe e consegue criar os novos caminhos e mantê-los viáveis”.

Muito se fala em novo tipo de liderança e a aposta vai depender de que tipo de mudança estamos passando do século passado para o novo.

Antes da Era Digital, o ser humano e as organizações operavam, de forma hegemônica, com as Linguagens Midiáticas Oral e Escrita, que estruturaram as bases do DNA da Gestão – atual Modelo Administrativo em obsolescência..

A Era Digital, além de massificar novos Canais Midiáticos (que permite a passagem da escassez para a abundância da informação) nos trouxe a nova Linguagem Midiática dos Rastros (LMR).

É a LMR que permite que os Ubers sejam possíveis

As LMRs permitem a criação da Curadoria, Modelo Administrativo mais sofisticado do que o da Gestão.

  • Um líder, assim, antes da Era Digital, era aquele que conseguia criar e manter os caminhos dentro da Gestão;
  • Um líder, depois da Era Digital, será aquele que conseguirá criar e manter os caminhos dentro da Curadoria.

A Curadoria é o futuro, pois permite a criação de modelo administrativo muito mais participativo do que a Gestão e – por causa disso – mais compatível com o atual Patamar de Complexidade Demográfica.

Quando Jeff Bezos defende que a Amazon deve se concentrar em deixar que os usuários decidam os produtos a serem vendidos ou rejeitados na Comunidade da Curadoria da Amazon ele está sendo líder da Curadoria.

A ideia dos atuais Líderes de tentar dar foco no cliente NA GESTÃO esbarra justamente nos limites do Modelo Administrativo, que foi feito e concebido para um determinado tipo de comunicação com os clientes e colaboradores.

A Gestão ficou obsoleta não por falta de méritos, mas por que a nossa espécie cresce demograficamente e os Modelos de Comunicação e Administração que funcionaram antes, passam a ter limites no depois.

Por fim, ao falarmos de qualquer mudança organizacional, é preciso entender que temos dois futuros pela frente diante da Revolução Midiática Civilizacional – Fenômeno Social Recorrente:

  • O Futuro Conjuntural (momento presente) – da passagem da Era Administrativa da Gestão para a da Curadoria, na qual haverá embates, resistências, incompreensões, desgastes no curto e médio prazo;
  • O Futuro Estrutural (momento futuro) – já com a Curadoria consolidada, na qual teremos que nos acostumar com ritmo muito maior na velocidade de mudanças.

Lideranças hoje precisam entender o contexto da sua época, comparando-o com outras para poder saber os melhores caminhos e liderar.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo – da filosofia ao operacional” (em produção) temos o Glossário Completo com a definição de todos os conceitos para que sirvam de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

Veja abaixo o depoimento de um dos nossos formandos:

Leave a Reply

WhatsApp chat