Feed on
Posts
Comments

Magaldi e Salibi do livro “Gestão do Amanhã” gostam bastante do conceito Plataforma.

(O conceito vem do livro que também já analisamos nas Leituras Bimodais: “Plataforma, a revolução da estratégia” de Parker, Alstyne e Choudary.)

Magaldi e Salibi citam, por exemplo, a Redbull, que se meteu em diversos tipos de negócios (p.103).

Isso é bom, dá dinheiro, mas é, a nosso ver, o que muitas organizações já fazem há muito tempo com outro nome.

Diversificação dos negócios em torno de clientes cativos.

O nome não era Plataforma de Negócios, mas Rede de Negócios ou algo parecido, nas quais uma organização se metia em diversos nichos, expandindo a marca.

Quando a Redbull ou qualquer empresa cria a sua Plataforma de Negócios estamos falando de uma rede de atividades, que é muito facilitada pelos novos Canais Midiáticos, sem dúvida.

É o resultado da chegada de novos Canais Midiáticos.

Porém, o mercado tende a se referir ao conceito Plataforma de Negócios, como o da Redbull, da mesma forma que fala do Uber e do Airbnb, que também criaram Plataformas de Negócio, mas de outro tipo.

Ubers se aproveitam, além dos Canais Midiáticos, também da nova Linguagem Midiática dos Rastros.

Ubers operam com Plataformas de Negócios de Curadoria – novo modelo administrativo, que reduz a necessidade dos gerentes, através de comunidades de consumo que se auto-gerenciam.

Nos Ubers não há carteira assinada, gerentes, hierarquia tradicional – cria-se comunidades de consumo e se fica com um percentual dos negócios realizados ali dentro.

Não podemos chamar o que faz a Redbull do mesmo nome do que faz o Uber, pois estaremos chamando banana de tomate e vice-versa.

É preciso separar:

  • Quando temos a Plataforma de Negócios na Gestão podemos ter forte uso da digitalização, com atividades feitas por aplicativos, tudo online, mas o modelo administrativo é o mesmo com os mesmos limites exponenciais;
  • Quando temos a Plataforma de Negócios na Curadoria temos a uberização – modelo administrativo que permite superar os antigos limites exponenciais de crescimento.

Uma organização que adotar a Plataforma de Negócios na Gestão, por melhor que atue, perderá forte valor se aparecer no mesmo mercado Plataforma de Negócios na Curadoria por se tratar de modelo administrativo mais sofisticado.

Conceitos podem parecer um detalhe, mas quando bem utilizados fazem a maior diferença.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo Digital Bimodal – Teoria e Prática” temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:


Leave a Reply

WhatsApp chat