Feed on
Posts
Comments

“Quando um dedo aponta para a lua, o tolo olha para o dedo.”
(Provérbio Chinês)

Começo a desenvolver o conceito de Labirinto Digital.

Labirinto Digital seria espécie de decisões de ante-salas e corredores, que vamos tomando para tentar entender a Era Digital.

Podemos dizer, por exemplo, que o livro “Abundância“, de Kotler e Diamandis, na Ante-Sala “Qual é poder que as tecnologias têm para alterar a sociedade?” opta pelo corredor que diz “capaz de alterar bastante a sociedade“.

Muitos optam pelo corredor “tecnologia neutra ou debaixo impacto” – o que dificulta bastante a análise do futuro.

Quando se opta por determinado corredor, nos deparamos com novas ante-salas, que nos levam a novos corredores, que vão definindo o Cenário de Futuro Provável.

O Futurista trabalha na sua jornada com ante-salas e corredores, apostando que está realizando as escolhas corretas.

Já temos tido, cada vez mais, em diferentes livros no mercado a escolha desse corredor: “Sim, novas tecnologias – são capazes de alterar bastante a sociedade”.

Gestão do Amanhã – de Magaldi e Salibi optam por este corrredor também.

Porém, na ante-sala que vem a seguir “Toda tecnologia é igual a outra na sua capacidade de alterar a sociedade?”. A maioria opta pelo corredor “Sim, todas são iguais”.

Abundância opta por este corredor.

Já o livro Gestão do Amanhã escolhe que uma especificamente altera mais que as demais, o que nos leva para outra sala: “Se tivermos que graduar as tecnologias, qual está tendo mais impacto na sociedade?”.

Nesta ante-sala, a Escola de Futurismo Competitivo Digital Bimodal opta pelas Tecnologias de Mídia, o que nos leva para um determinado caminho.

O Gestão do Amanhã, por exemplo, destaca as mudanças industriais e agora os chips para ser o epicentro da mudança.

Para nós, as mídias são a placa-mãe da sociedade, pois “mudou a mídia, mudou a sociedade” – como afirmava Marshall McLuhan, o filósofo que cria a “pedra fundamental” da Escola.

Para nós, a principal mudança que estamos vivendo é a chegada de uma Revolução Midiática Civilizacional – fenômeno recorrente na história (com causas e consequências já estudadas) que provoca diversas alterações encadeadas.

Muitos, quando falam da Quarta Revolução Industrial, optam por destacar as mudanças produtivas na Indústria como a principal locomotiva – o caminho do Gestão do Amanhã, por exemplo.

Podemos dizer – isso sim – analisando as Revoluções Midiáticas Civilizacionais na história, que depois da chegada e massificação de novas Tecnologias Midiáticas Descentralizadoras, há surto de inovação, que atinge a todos os setores da sociedade,incluindo a indústria.

A Quarta Revolução Industrial, ou uma Revolução Industrial, é consequência posterior da Revolução Midiática que é maior do que aquela.

Uma Revolução Midiática Civilizacional introduz na sociedade, pela ordem:

  • Novos Canais de Informação e de Comunicação Digitais – que têm como consequência a passagem da escassez para a abundância de informação, cooperação, inovação, transparência, concorrência, autonomia do consumo;
  • Nova Linguagem Humana dos Rastros – que têm como consequência a chegada da Curadoria – novo modelo administrativo, que consegue, por causa das novas Tecnologias Midiáticas estabelecer nova forma de Comando e Controle em escala de massa.

Organizações, querendo ou não, para decidir acabam por se basear em algum Futurista de plantão, que pode, ou não, enxergar o que é maior ou menor no novo Cenário.

Há muitos que enxergam apenas a Revolução Industrial, mas não conseguem enxergar a alteração maior no Cenário – uma disruptiva mudança no Macro Modelo Administrativo do Sapiens.

Organizações – mesmo as Curadoras – precisam entender e se preparar para conviver neste novo ambiente administrativo, que tem acelerado processo de mudança em duas fases:

  • Conjuntural – passagem da Gestão para a Curadoria;
  • Estrutural – competir no ambiente de Curadoria, com os negócios todos baseados em Plataformas Tecnológicas, que têm novas possibilidades de uso para fornecedores e clientes em cada vez menor espaço de tempo.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA


Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo Digital Bimodal – Teoria e Prática” temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.
Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:

Leave a Reply

WhatsApp chat