Feed on
Posts
Comments

TEXTO DENSO PARA MELHORIA POSTERIOR PARA DESENVOLVIMENTO DE PODCAST.

Apresentei aqui  o conceito do Pêndulo Civilizacional.

O Pêndulo Civilizacional é ferramenta teórica que desenvolvi para nos ajudar a perceber movimento opostos na macro-história na direção de centralização ou descentralização de poder.

Podemos inferir a seguinte regra geral:

Mais gente no planeta nos leva à concentração de poder, que só pode ser revertida com novas mídias, gatilho que permite nova era descentralizadora.

O Sapiens vive, assim, na macro-história dois ciclos: ora centraliza, ora descentraliza, a partir sempre das variações demográficas-midiáticas.

O Pêndulo Civilizacional é um indicador das macro-tendências. É espécie de biruta de aeroporto que indica a direção dos ventos.

O Pêndulo, entretanto, não é elemento suficiente para definir o tipo de centralização ou descentralização, pois aqui vão entrar outros fatores.

Neste momento, vamos precisa do Espiral Civilizacional – que analisar a especificidade de cada mídia, levando em conta a conjuntura demográfica e a sofisticação tecno-cultural alcançada.

Podemos dizer, por exemplo, que a Escrita Impressa foi upgrade sobre a Manuscrita e que teve efeito similar à chegada do alfabeto no lugar da escrita por desenhos.

Em ambos os casos, apesar de separados por séculos, tivemos similaridade na forma como houve, em ambos os casos, a redução de custos da transmissão de ideias, seguido de ciclos descentralizadores, com respectivo processo de inovação social disruptiva.

Podemos afirmar, assim, que:

Quando temos novas mídias que reduzem o custo de circulação de ideias e permitem, além disso, a descentralização do consumo e produção, o Pêndulo tende a se mover para a descentralização de poder.

E vice-versa.

Quando temos novas mídias que aumentam o custo de circulação de ideias e promovem a centralização do consumo e produção, o Pêndulo tende a se mover para a centralização de poder.

O Espiral, pela própria topologia da figura geométrica, demonstra que o momento acima será diferente do anterior, mas há continuidade.

E os lados extremos, ora para um lado (centralização), ora para outro (descentralização), caracterizam o Pêndulo Civilizacional.

O Pêndulo, portanto, determina os eixos mais extremos do espiral, apontando as consequências em direção à descentralização ou centralização.

E o Espiral serve para analisar que há sempre mídias mais sofisticadas, que permitem lidar com a complexidade, ora centralizando, ora descentralizando.

O Pêndulo registra a tendência do movimento, centralização ou descentralização, mas é o Espiral que vai definir o tipo, o como o processo será feito, detalhando o tipo de mídia que está se massificando, além de sua característica centralizadora ou descentralizadora.

Veja a figura:

A Era Digital, por exemplo, nos traz movimento Pendular para a descentralização, através da massificação de nova mídia que tem características particulares e completamente diferentes de tudo que já tivemos, até então.

O fenômeno da descentralização será similar aos anteriores, mas com características específicas da atual conjuntural tecno-cultural-midiática, com os efeitos específicos da mídia.

O que é novo, enfim, é a particularidade da mídia neste novo contexto, mas não a tendência de descentralização.

O Digital chega num mundo globalizado com sete bilhões de sapiens, diferente do que foi com a chegada da prensa (descentralização similar), quando não passávamos dos 500 milhões e vivíamos em civilizações muito mais isoladas e menos interdependentes do que hoje.

O Pêndulo e o Espiral são os dois termômetros bases para os que querem projetar o futuro se divertirem.

Leave a Reply

WhatsApp chat